SOMOS UMA
Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. De noite Nicodemos foi ter com Jesus e disse-lhe: "Rabi, bem sabemos que és Mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes se Deus não fôr com ele" (João 3:1 e 2).
E Jesus respondeu e disse-lhe: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus".E o versículo 4 diz: "E disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer de novo sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe?
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do espírito é espírito."
Este homem era príncipe de uma sinagoga; era assim como que um pastor. Foi ter com Jesus e Jesus disse-lhe que ninguém podia entrar no Reino de Deus se não nascesse de novo.
Jesus disse que ninguém entraria no Reino de Deus se não tivesse nascido de novo. Já vamos ver o que é nascer de novo.
Quando uma mãe da à luz um bebê e rompem-se as águas onde o bebê está no ventre da mãe, ela dá à luz um bebê.
Daí Jesus ter falado sobre o nascimento das águas e o nascimento do espírito.
Quando uma pessoa entra neste mundo nasce das águas da bolsa que estava no ventre da sua mãe e onde o bebê esteve guardado.
A pessoa quando nasce neste mundo nasce com uma natureza errada. Pelo que para entrar no Reino de Deus ele tem de nascer do espírito. Como se nasce do espírito? Como se nasce de novo?
PARA NASCER DE NOVO É PRECISO:
1) Crer em Jesus, que Ele morreu por todos nós na cruz do calvário.
2) Crer que Jesus derramou o seu sangue como pagamento pelos nossos pecados.
3) Crer que Jesus ressuscitou dos mortos para nossa justificação.
4) Entregar a sua vida a Jesus, e recebê-Lo como "seu" Salvador e Seu Senhor.
Jesus levou as nossas enfermidades para em troca nos dar saúde. Jesus levou a nossa pobreza para em troca nos dar prosperidade. Jesus levou todos os nossos pecados para em troca nos dar vida eterna.
Ninguém entra no Reino de Deus se não fizer de Jesus o Senhor da sua vida.
Por exemplo: se você quiser entrar nos Estados Unidos da América tem de pedir autorização e submeter-se às autoridades do país.
Assim do mesmo modo, se você quer entrar no Reino de Deus tem de se submeter ao Rei que é Jesus. É preciso receber Jesus como seu Salvador e seu Senhor. Jesus é um "gentleman", não vai entrar na vida de ninguém se não fôr convidado a tal. E é precisamente no momento em que você entrega a sua vida a Jesus e acredita naquilo que Jesus fez na cruz que acontece o milagre dentro de si, no seu espírito, no seu coração.
Jesus retira a natureza velha e põe a natureza de Deus dentre de si. A ISTO SE CHAMA "NASCER DE NOVO"!
Você passou a ser uma nova criatura, não por fora, mas por dentro.
A Bíblia diz que o homem é um espírito, tem uma alma e vive dentro de um corpo. O seu verdadeiro eu é o espírito e é essa parte que Deus salva.
Todas as pessoas que nascem neste mundo, quer acreditem quer não, quer saibam quer não, são escravas de satanás.
Toda a gente quando nasce é escrava de satanás, pelo simples fato de que os nossos pais, Adão e Eva, pecaram e ficaram com a natureza errada e, ao darem à luz filhos, deram à luz filhos com a natureza errada.
O espírito com a natureza errada não tem poder para se transformar a si próprio.
A religião estabelece regras às pessoas. Regras não trazem salvação. Isto é uma coisa falsa. Ninguém é salvo por obras, apenas por Jesus Cristo. Sã Jesus tem o poder de o salvar e mais ninguém tem esse poder.
Ninguém é salvo pelo seu próprio esforço, por ser uma boa pessoa, por ter as contas em dia, por nunca ter feito mal a ninguém. Salvação não vem pelas obras.
Efésios 2:8-9 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie."
Salvação só vem pela fé em Jesus Cristo e fé no que Jesus fez por nós. Jesus foi feito em tudo o nosso substituto, levando na Cruz os nossos pecados, para em troca nos dar Vida Eterna com Deus.
Em Efésios 2:8 diz: "pela Graça sois salvos ..." .
GRAÇA significa um favor que não é merecido. Quando os pais dão alimento a seus filhos estes não pagam nada por essa comida. Porque é que os pais fazem isso aos filhos? Porque amam os filhos. Os filhos nada fizeram para merecer uma cama, mobília, refeições, escola e roupa.
O que é que nas fizemos para merecer da parte de Deus Salvação? Não fizemos nada.
O que é que nas demos a Deus? Nada! A maior parte das pessoas só dá os seus problemas e aborrecimentos. Mas Deus mesmo assim nos ama.
Quando Deus nos salva é por amor, é por graça, é de "borla"! Ninguém merecia coisa nenhuma, mas Deus faz isso pelo amor que Ele tem por nós.
Se as obras comprassem Salvação, Jesus não tinha precisado de vir à terra. Bastava fazermos boas obras e pronto.
NÃO, meus amigos! Não há obra nenhuma que chegue para comprar a sua Salvação. Foi preciso Jesus vir à terra e pagar com o Seu sangue o preço da nossa salvação.
Por exemplo: nos Estados Unidos os negros, por volta do ano 1800, eram escravos da população branca.
Uma criança negra, no dia em que nascia era automaticamente escrava dos brancos. E repare no seguinte:
- o bebê negro não pediu para nascer;
- o bebê negro não escolheu a sua côr;
- o bebê negro não escolheu o País onde nasceu.
O bebê negro nasceu nos Estados Unidos, durante o período da escravatura e por isso era automaticamente um escravo.
E assim somos nós. Todas as pessoas que nascem neste planeta, quer queiram quer não (não faz diferença nenhuma) são escravos de satanás.
O próprio Jesus disse que o diabo era o príncipe deste século, deste sistema, motivo porque o mundo está no caos em que está. Porque o diabo só vem para matar, roubar e destruir (João 10:10).
No tempo da escravatura um escravo só era solto, só era liberto, se houvesse alguém de direito, neste caso um branco, com dinheiro, que fosse comprar a sua libertação.
O próprio escravo não se podia salvar a si mesmo. Ele bem podia trabalhar horas a fio, o dia todo, que isso não iria trazer a SUA LIBERTAÇÃO.
SE ALGUÉM
ESTÁ EM CRISTO
É UMA NOVA CRIATURA
"Se alguém está em Cristo" refere-se às pessoas que já receberam Jesus e que por isso estão salvas.
II Coríntios 5:17 - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
Ser uma nova criatura significa ser de uma nova raça, uma nova pessoa; que o velho homem já morreu. Na verdade somos mais que Super-Homens.
Hitler quis fazer uma raça especial de pessoas. Não conseguiu! Mas Jesus fez isso conosco. Temos que saber viver como vencedores aqui na terra.
Nós somos uma espécie nova. Quando recebemos Jesus como nosso Salvador, fomos feitos novas criaturas, não no corpo, mas sim no espírito. O nosso exterior não muda, o interior é que muda.
A transformação é de dentro para fora; dá-se dentro de nós, no nosso verdadeiro eu, que é o espírito. A nossa salvação é cá dentro, no espírito. Não é por fora, pois aí você parece o mesmo; mas é por dentro, no seu verdadeiro eu, que você fica diferente.
AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM
Fala dos nossos pecados, da nossa natureza errada. Cristianismo não é uma religião, porque não é nenhuma imposição, é uma vivência de dentro para fora. É uma transformação interior, é Jesus, o Espírito de Deus, a natureza de Deus que entra dentro de nós. Aqui está o verdadeiro cristianismo.
A Religião tenta fazer com que as pessoas sejam diferentes por fora, IMPONDO LEIS E REGRAS que não levam a parte nenhuma e cheira a "mofo"!!!
Colossenses 2:20-23 - "Se pois vocês já estão mortos com Cristo e se libertaram em relação aquelas noções religiosas, rudimentares, de inspiração humana, porque vos carregam ainda de novos mandamentos como se nada tivesse mudado em relação à velha maneira carnal de viver? E continuam a subjugar-vos com regras como: 'Não toques nisto, não comas disso, não uses aquilo!' Tudo isso não passa de meros preceitos terrenos, inventados por seres humanos. No fim de contas, todas essas coisas que vos proibem, são justamente para as pessoas se servirem delas.
Essas doutrinas podem ter uma certa aparência de sabedoria, revelam devoção voluntária, humildade, disciplina do corpo, mas no fim de contas não têm espiritualmente nenhum valor, apenas servem o orgulho pessoal daqueles que se vão gabar, depois de conseguir dominar alguns dos seus instintos." (extraído de "O Livro")
O HOMEM É UM ESPIRITO, TEM UMA ALMA E VIVE NUM CORPO
Antes de avançarmos, vamos ver que o homem é um espírito, tem uma alma e vive num corpo. Saber diferenciar o espírito, a alma e o corpo no homem é fundamental para o entendimento das coisas espirituais.
I Tessalonicenses 5:23 - "E o mesmo Deus vos santifique em tudo; e em todo o vosso ESPÍRITO e ALMA e CORPO, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".
Hebreus 4:12 - "Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à DIVISÃO DA ALMA E DO ESPÍRITO, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".
A Biblia fala-nos em três coisas distintas. Corpo, alma e espírito. O verdadeiro eu não é o corpo, mas sim o espírito. Nãs temos uma alma - relacionado com a mente, pensamentos - vivemos dentro de um corpo - é como um casaco (estamos vestidos com carne).
O nosso corpo é como que um casaco que veste o seu espírito. Então o seu corpo mexe, porque o seu interior está a mexer. Mas, um dia, quando você sair deste corpo, o corpo já não mexe mais.
Isto pode parecer esquisito para quem ouve pela primeira vez, mas quando você sabe a verdade, deixa de ter medo da morte. Por isso Jesus disse:"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32).
A GRANDE QUESTÃO NÃO ESTÁ QUE A PESSOA MORREU, MAS SIM, PARA ONDE ESSA PESSOA FOI QUANDO DEIXOU AQUELE CORPO.
ESTA É QUE É A GRANDE QUESTÃO... .
Jesus claramente diz que quando alguém morre ou vai para o Céu ou Seio de Abraão ou vai para o inferno ou Hades.
Há um abismo entre os dois lugares de modo que ninguém pode mudar de um sítio para o outro.
Quem vai para o Céu, glória a Deus, nunca mais sai de lá - e quem vai para o Inferno, infelizmente também nunca mais de lá sai.
Sabe qual é a única coisa que faz com que uma pessoa vá para o Inferno? É ela não ter entregue a vida a Jesus.
SALVAÇÃO SÓ SE GANHA NA TERRA!
No dia do Julgamento Final há-de haver aquelas pessoas condenadas pelos seus pecados e vão para o inferno, pois não entregaram as suas vidas a Jesus, pelo que não receberam a Graça de Deus. Vão para o Inferno por não terem crido receber Jesus; preferiram mais andar nos seus pecados.
ESPÍRITO
É o nosso espírito que Deus salva. O nosso espírito habita na região das entranhas (não vou agora discutir esse ponto do local do nosso espírito).
Jesus disse que habita dentro do nosso espírito e que rios de água viva brotarão de dentro do nosso ventre (João 7:38).
Repare que quando você se assusta ou quando ri, põe as suas mãos na zona do estômago, porque é lá que você habita.
O espírito do homem é a parte onde Deus habita. Quando Deus nos fala, fala ao coração. A nossa consciência é a voz do nosso espírito. É uma voz interior, suave, que mostra o que está certo e errado. É a voz interior que nos faz sentir culpados quando erramos.
ALMA
A alma do homem é o centro da personalidade humana e divide-se em três partes: as emoções, que é a parte que recebe informações dos cinco sentidos; a mente, que é a parte que pensa (o intelecto), em função das informações recebidas através dos cinco sentidos; e a vontade, onde se fazem as decisões.
CORPO
Quando morrermos um dia vamos despir este corpo.
O corpo do homem é a parte "visível", palpável do homem. É como que a "casa" onde o espírito mora. É onde Deus habita e onde nós habitamos também.
Com o corpo nós contactamos o mundo exterior, através dos cinco sentidos: olfacto, cheiro, tacto, visão e audição. Os cinco sentidos são como as portas e janelas da nossa "casa" que é o corpo.
Quando recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador, Deus retira do nosso espírito toda a natureza de pecado, cheia de ódio, rancor, vingança... e enche-nos com a Sua Presença. Passamos pois a ter a natureza de Deus dentro de nós: amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, fé, mansidão e temperança.
Deus nos dá também Vida Eterna e Ele passa a viver dentro de nós.
I Coríntios 3:16 - "Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?"
Se Deus habita dentro de si, cabe a si tirar partido dessa presença de Deus e ouvir a Sua voz. É dentro do seu coração que está o maior tesouro que jamais pode existir, e é do seu coração (espírito) que vão sair os fluxos de vida.
PROVÉRBIOS 4:23 - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida"
Nenhum comentário:
Postar um comentário