sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ÉTICA MINISTERIAL

A ética é a ciência da moral, e diz respeito às normas sobre as quais o ser humano e a sociedade vive e convivem

A ética no conceito social
O homem enquanto membro da sociedade está comprometido com sua conduta ética, não só em suas atividades como indivíduo e em suas relações com outros indivíduos, mas também em suas atividades como membro de grupos, pelos quais se relaciona com outras pessoas, membros do mesmo grupo. O homem é ética e moralmente responsável perante a sociedade e, sobretudo, perante Deus, o Criador. Como que os homens são livres e são eticamente responsáveis pelo que fazem? Tomemos o seguinte exemplo:
O gelo não é um agente livre (não tem vontade própria), portanto, não tem culpa de derreter. O homem, entretanto, é um agente livre (tem vontade própria), logo, deve prestar conta de seus atos, desejos, palavras e pensamentos.
A ética segundo a Bíblia
A Bíblia não menciona especificamente a palavra ética, do grego ethos. O equivalente bíblico para ética é "íntegro e reto", e tem o sentido de “eticamente correto”. Jó era eticamente correto porque, em primeiro lugar, ele era “temente a Deus” e, " desviava-se do mal” - Jó 1.1. (cf. Pv 8.13; 9.10).
A ética está voltada para todos os atos livres do indivíduo, tanto na família quanto na sociedade como na igreja.
A ética no contexto do ministério cristão
Em relação aos membros da igreja
A atividade ministerial exige a observância de princípios éticos bem definidos. O código de ética do ministério cristão encontra-se na própria Bíblia, a palavra de Deus. Cabe aos obreiros de Deus aplicar os princípios bíblicos ao exercício de suas funções (¬2Tm 3.16,17). Ter uma postura à altura da posição e função na obra de Deus, e perante a sociedade, é regra geral. Isto implica em ter cuidado com a linguagem, o vestir e o comportamento em público - Tt 2.7,8
Paulo exortava a Timóteo que não deixasse ninguém o desprezar pelo fato de ser um jovem pastor, mas recomendou a Timóteo que fosse o exemplo dos fiéis descrevendo algumas qualidades de caráter a ser demonstrado - 1Tm 4.12 - (BLH). No lidar com as pessoas o obreiro prudente tem o devido cuidado de levar em consideração a questão da idade e do sexo para então dar um tratamento diferenciado com o respeito necessário - 1Tm 5.1-3
Em relação ao pastor da igreja e colegas de ministério
A hierarquia é coisa fundamental em qualquer organização. Não existe organização sem uma ordem que demonstre a hierarquia a ser obedecida. Num banco encontramos diretoria, chefia e supervisor. Numa indústria tem diretor, administrador e chefia de serviço. Sem isto, ninguém faria nada ou seria uma bagunça total.
Depois da morte de Josué, a nação de Israel ficou sem um governo e todos faziam o que bem lhes parecia a seus olhos fazer. Diante da desordem que se estabeleceu, o Senhor levantou juízes para governar o povo - Jz 2.7-16 (cf 17.6 e 21.25).
Já imaginou como seria uma igreja sem pastor, sem dirigente ou ministério? Como não seria! Mas, nos dias de hoje se ouve alguém dizer: “eu não obedeço a pastor, ou dirigente, só obedeço a Deus”. Não sabe estes que foi o Senhor quem colocou os pastores para liderar o rebanho - Jr 3.15; At 20.28 e Ef 4.11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:0" />