segunda-feira, 18 de abril de 2011

QUANDO AS APARÊNCIAS ENGANAM

QUANDO AS APARÊNCIAS ENGANAM


"Deus não vê como vê o homem, porque o homem vê a aparência, mas, deus olha o coração..."I Samuel 16, 7.


                        Naturalmente, nos seres humanos e simples mortais éramos com muita freqüência, principalmente no que diz respeito a juízo de valor. Procuramos o que não deveríamos procurar, e deixamos de procurar o e preciso procurar. Costumamos imaginas coisas e fazer relatórios mentais e visuais quando não temos a competência para tal procedimento.
                        Certa vez, um grandioso profeta de Deus se equivocou, quando foi designado para proceder com uma escolha muito seria, ele foi à busca do futuro rei de Israel, e quase comete um terrível erro, pois estava olhando só para o lado externo das pessoas e foi preciso Deus dizer a ele, como deveria buscar esse futuro rei. Todas as vezes que os irmãos de Davi passavam diante dele, o profeta Samuel achava que tinha encontrado o homem certo.
                        De forma geral, a liderança tem tendências de buscar homens e mulheres capazes, baseando-se nas condições humanas e nunca, nas condições Espirituais. Pensando assim, se busca o natural em do Espiritual. Entretanto as aparências geralmente ergam demais da conta, surgem ai o todo cuidado e pouco.  Seguindo o roteiro da Bíblia, não será difícil perceber a grandiosidade dessas formula que considero sobre tudo divina.
                        O cântico de Ana, em nada parecia cântico, a principio era lamento humilhação e ate um toque de ausência de amor cristão, por parte do sacerdote Eli. Claro, que havia toda uma trajetória de Deus para acontecer na vida daquela mulher que momentaneamente era por todos, considerada sem um pingo de sorte. Mas, o que parecia desespero, foi se transformando em comunhão, e o que tinham aparência de derrota, foi se transformando em vitoria absoluta na vida de Ana. I Sm 1.18.
                        No momento do seu lamento, ela se encontrava só, e praticamente ninguém entendia ou não queria entender o seu prato derramado diante do Senhor.  Quando o Sacerdote Eli, entendeu o que estava acontecendo, então já não julgou mais a pobre Ana, mas agora resolveu profeta e dar a ela palavras de ânimos. Quando ela foi compreendida já sai do local da oração com um novo animo, e já não era triste o seu rosto.
                        Quando entendemos mal as pessoas, também corremos o riso de desrespeitar a posição e convicção crista que elas têm.  Não teria sido mais fácil, antes de julgá-la, ter perguntado a ela do que se tratava a razão das suas lagrimas? Ou pelo menos respeitar os seus motivos de tristezas? E vamos sempre ter alguém de plantão, não somente para julgar, mas fazer parte do problema não da solução. Sempre comentando espreitado e declarando coisas precipitada baseando-se apenas nas aparências.
                        Mais tarde a beleza da oração desesperadora de Ana, e apresentada no templo e todos passam a entender que as aparências enganam. Na etapa seguinte tudo já estar diferente e agora e “o cântico de Ana” I Sm 2. 1 e seguintes. Existem coisas que pensamos que vemos, mais não vimos e outra que não vemos, mas existem.  O que o Sacerdote Eli estava vendo?  Desespero por resultado de embriagues, no entanto Deus estava olhando para uma mulher cheia de fé que só queria uma oportunidade de ser mãe.
                        Realmente devemos considerar que existe momento na vida que tudo parece estar perdido, mas ai também as aparências enganam. Quando eu tinha 22 anos aproximadamente, trabalhava em uma prestadora de serviço para a Caixa Econômica Federal, a prestadora de serviços, também era uma locadora de veículos, localizada na Vila Guilherme em São Paulo. Em determinada ocasião transportavas-mos um cidadão que solicitou um veiculo, eu fui designado para transportá-lo ate o Banco localizado na Praça da Sé, bem no centro nervoso paulista. O que não foi difícil, mas, quando cheguei ao Banco percebi a surpresa dos seguranças e caixa quando o meu passageiro se dirigiu ao caixa, vestindo um casaco feio e desbotado, com ar de velho. A sua aparência era horrível, e o tratamento foi vip.
                        Cromo era a primeira vez que eu o transportava, em razão do motorista preferido do passageiro, estar de férias, então estranhei bastante a situação, e só percebi que se tratava de um empresário, quando vi, o tratamento que a ele foi dispensado pelos funcionários enquanto permanecia na agencia bancaria. Foi ai que entendi melhor que, as aparências enganam. Que tristeza eu sentir na alma, pensando que aquele cidadão, pela sua aparência não poderia talvez, pagar pelo aluguel do carro com motorista.
                        Bom ai estar o grande erro cometido, naquele dia no templo, na ocasião em que Ana orava desesperadamente, pedindo apenas uma resposta ao Senhor Deus, quando mais tinham sido julgados pela aparência antes de Ana? Só a eternidade dirá com exatidão e ninguém mais. Porem e fácil imaginar que varias outras servas e servos de Deus, foram julgados pela aparência que tanto enganam.
                        Quem olhava para uma mulher simples da cidade de Abel-Bete-Maaca, jamais imaginaria o poder de negociação que ele possuía. Bom quando Joab aproximou-se para derribar a muralha da cidade, todos perceberam logo, que tudo estava perdido, e que, ninguém teria a mínima chance de mudar a sorte da pequena cidade.
                        Mas, não contavam com uma arma poderosa que Deus tinha do lado de dentro dos muros, “ágüem fiel” naturalmente a ordem já teria sido dada pelo próprio Davi, e o prisioneiro teria que ser levado vivo ou morto isso não importaria. Mas havia um problema ninguém tinha coragem de entregar o prisioneiro. No momento certo Deus levanta uma mulher que não tinha aparência e muito menos um bom nome para se identificar ao guerreiro chefe da expedição militar.
                        Ela chama o chefe militar ate perto do muro, praticamente aos gritos e inicia uma negociação e fazendo o que outros não tiveram coragem de fazer. Não se apresentou como alguém especial, não era esposa de ministro do alto clero, não era escritora, não dirigia e nem coordenava nada. Simplesmente usou a ferramenta que estava a sua disposição, e que ela tinha habilidade para usar.
                        Disse “sou uma das fieis” com essas palavras deu inicio ao dialogo e foi logo de pronto resgatando a historia da cidade em questão, não demorou muito para que a negociação de poupar a cidade fosse feita e tudo terminou diferente. Normalmente as pessoas se apresentam hoje, usando o posto que exerçam. Quem sabe possa assim intimidar alguém e resolver alguma coisa 2 Sam. 20. 24 – 26.
                        Neste mês de janeiro, como acontecem de dois em dois anos, o Brasil vive os momentos de escolas bíblicas, acompanhado das convenções regionais, nelas, são transferidos e jubilados e consagrados vários servos de deus para o santo Ministério. A cada dia as regras para consagrações aumentam, chegando a alguns Estados a impedir, coibir a consagração de alguns servos de Deus, só porque algum não tem cara, andar, tom de voz, ou jeito de pastor.
                        Uns são separados porque são amigos de outros influentes, ou é lucrativo levá-los ao ministério, outro para substituir amigos que só entregam o campo se for pra o amigo fulano, e outros saem tristes, porque alguém disse que ele ficasse no óleo. Que pena já não se obedecer ao maior e melhor critério de escolha que e a indicação do Espírito Santo.
                        Normalmente entramos em confronto com a vontade de Deus pura e simplesmente por olhar mais o exterior do que o interior, e toda vez que isso acontece quem sofre e a obra e de certa forma atrasa o seu desenvolvimento, físico e espiritual.
                        Vejamos o que aconteceu com uma esposa inteligente, mas o próprio marido não percebia nela o potencia que ele possuía. E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe. .
                        Por Davi, Nabal teria sido morto naquele mesmo dia. Mas na casa de Nabal havia alguém que não tinha apareceria de negociadora, entretanto Deus a usou para salvar a vida não somente do seu esposo, como também impedir Davi de derramar sangue sem necessidade alguma. Esta mulher, conhecendo a fama e os meios que Davi resolvia seus problemas de afrontas, logo pela manha foi ao encontro do grande e futuro rei, e cuidou da grande negociação.
                        Quem diria que Abigail, singela de coração, calada e aparentemente tímida, enfrentaria o homem do momento “Davi” que tinha autoridade e legalidade para matar naqueles dias. As aparências enganam.  Deus levantou alguém que não era com a finalidade de ser. Com o intuito de salvar seu próprio marido que, segundo a bíblia arrogante e duro de coração: Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. 1 Samuel 25:25
                        Quantas vezes perdemos as melhores oportunidades idades de vitorias no nosso ministério, por não entender que na casa de Deus tem todo tipo de vaso, e se destaca os vasos de valores, mas, como buscamos as coisas pelo que vemos, deixamos de receber para nos ajudar os valores especiais da casa do mestre, que na maioria das vezes, estarmos bem perto de nos.
                        Se ela não tivesse tomado conhecimento das bruscas palavras do seu esposo mal humorado e do coração de pedra, possivelmente ate ela mesma teria morrido por ordem de Davi. Então ela teve habilidade para mudar a historia e resolver um conflito que se iniciaria, e que, futuramente a sua família teria motivos para enfrentar e contestar o Rei de Israel. Não era isso que deus queria para a família de Abigail, então utilizando dela, mudou a posteridade.
                        Paulo o apostolo, responsável por uma boa parte do novo testamento, tinha como amigo e  um home pouco falado na bíblia, inclusive nas próprias escritas feitas por Paulo, ele não aparece praticamente nada. Esse home foi que botou a mão no fogo por Paulo. Ora, quem gostaria de ter Paulo como membro de sua igreja hoje, com as características de antes? Creio que ninguém se atreveria a dar credito a um home com as credencias que ele possuía.
                        Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita natural de Chipre, atos 4.36.  Colocar as mãos no fogo por Paulo seria estar colocando a disposição de um problema ou talvez um fracasso a própria vida ministerial. Entretanto Barnabé não olhou para as credencias negativas de Saulo, olhou, para o futuro do Paulo. E notório que ele não se arrependeu de apostar neste garoto, afoito, eufórico, que se tornou um grande Missionário.
                        Para iniciar a relação botar um ponto Maximo nela, ele era o perseguidor dos cristãos, e tinha a missão que para ele era nobre de exterminar aqueles que se declarava a favor ou do lado de Jesus o Nazareno.  Imagina qual o tipo de homem estamos falando, quem gostaria de te-lo como membro de sua igreja, talvez uns poucos quem saibam que não soubesse de sua historia ou fama de exterminador de cristão.
                        Olhando para os dias atuais, não e diferente alguém achar que outro nada vale apenas olhando para sua aparência, já decide que ele, ou ela para nada serve para nada terá utilidade. Vejamos o que disse mais tarde o próprio Paulo: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 1 Coríntios 1:27”. A quem estava se referindo ou aquele o Grande Apostolo dos Gentios:
                        Naturalmente aparece aqui a quando questão das aparências, elas não só enganam como estragam a vida de qualquer pessoa. Paulo disse  com este texto que não devemos fixar o olhar, com desprezo achando que as pequenas coisas ou aparentemente tol-las são desprezíveis, e mais ou menos o jargão popular “parece mais na e”. Essa e uma matéria tão especial que o próprio Deus fez menção  do assunto quando disse que:  “ho homem olhara para o exterior Deus porem olha pra o interior”.

                        Não e pequena a quantidade de pessoas, envolvidas na obra de Deus, e vivendo apenas de aparência, não mais sentem animo, nem a presença do espírito os incomoda e muito menos tempo de Deus. O mais grave em tudo isso e que, uma boa porção destas pessoas, estão nos púlpitos ocupados posição de destaque (liderança). Assim, toda vez que deus quer se utilizar de alguém, comandado, dirigido e orientado pelo Espírito Santos, essa pessoa correm o risco de ser impedido pela força e administração puramente humana.
                        Veja o que disse o Apostolo São Paulo: Porque não nos recomendamos outra vez a vós; mas damos-vos ocasião de vos gloriardes de nós, para que tenhais que responder aos que se gloriam na aparência e não no coração. Só existem duas formas de descobrir a intenção do coração do homem. A primeira só o próprio homem conhecem o coração dele mesmo, e  a outra só o próprio Deus conhecem o coração do homem.
                        “Porque não nos recomendamos outra vez a vós; mas damos-vos ocasião de vos gloriardes de nós, para que tenhais que responder aos que se gloriam na aparência e não no coração. 2 Coríntios 5:12”.  O coração como fonte de projetos e realizações escondem muitas coisas, e não e admirar que as pessoas pratiquem uma coisa quando na verdade vivem de modo diferente do que pregam. Mas como as aparências enganam uma hora as mascara caem por terra, a se descobrir a verdadeira identidade das pessoas.
                        Jesus ensinou muitas coisas especiais e no meio dos seus ensinamentos fez questão de demonstrar na pratica o que ele ensinava, examinando o texto percebemos:” E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos? Marcos 12:1”.
                        Aprendamos com as palavras do mestre Jesus que não devemos olhar as aparências, devemos sim olhar com olhar de graça, de misericórdia e nunca se esquecer de dar as pessoas, o devido valor que elas merecem, como servos e servos de Deus, pois elas têm valor, basta alguém oferecer ombro amigo e amizade sincera, para que elas possam sentir animo e forças para vencer, e prestar a Deus o serviço que todo o cristão precisa e deve prestar.
                        Como e fácil julgar pelo que vemos ou pelo que ouvimos de alguém. Naturalmente lembro-me de um determinado irmão, que dizia em voz alta e com tom de garantias inexistentes: “ Eu trabalhei muito nessa igreja, o meu serviço era investigar os crentes que tinha radio escondidos em casa, para poder eu entregar e eles serem disciplinados”. Que pena alguém resgatado da lama do reino das trevas e se prestar para um serviço tão deselegante.
                        Serviço esse que o diabo e seus agentes já o fazem por conta própria, que e investigar os crentes, buscar defeitos e excluí-los do meio do rebanho de Deus.  A Bíblia diz diferente vejamos: “E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Êxodo 4:1”. Quem nos comprou com um preço humanamente impagável foi o Senhor Jesus, morrendo por nos no calvário.
                        Somos todos instrumentos de Deus, e para o seu próprio uso particular, se não sabemos servir pregando, servimos cantando, se não o podermos fazer assim evangelizamos, entregamos literaturas, fazemos evangelismo individual em fim, somos feitura, vasos e instrumento de Deus. Na escolha que Deus fez para suceder a Davi, não parecia à escolha certa, pois Salomão não era a pessoa indicado em hipóteses algumas, ele tinha um pedigree.
                        Bastava olhar a sua origem por parte de mãe, e de como ele foi concebido, e de pronto, entendemos que ele Salomão não seria o herdeiro natural do trono. Mas Quem escolhe e Deus, e nunca o faz pela aparência então Salomão se tornou o rei de Israel por vontade de Deus: “Disse mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o SENHOR Deus. 1 Crônicas 29:1”.
                        O amor de Deus e incomparável, e este que pode fazer mudanças na vida do ser humano, basta o homem se colocar no centro da vontade de Deus e logo estará vivendo as modificações que o Senhor tem e pode fazer na sua vida. Esse equilíbrio estar sempre nas mãos do pai, e disponível, para transformar incapazes em capaz, fracos em fortes.
                        Seria muito bom que, quando fossemos julgar, menosprezar e tocar na dignidade de alguém por não o acharmos capaz, olhássemos primeiro para nos mesmos, assim evitaríamos julgar o servo alheio, conforme disse Paulo: “Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Romanos 14:4 “.
                        O referencial maior vem da questão da propriedade, como eu posso botar ordem na casa e nos bem de outra pessoa. Se o meu vizinho têm suas propriedades, ele que determine como usá-las e administrá-las, essa não e jamais será minha competência, administrar- bens alheio sem uma devida procuração legal. Portanto se o servo e de Deus, quem o julga e da mesma forma o utiliza e o próprio dono (Deus). “A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? 1 Reis 3:9 “.
                        Quando viajamos pelo Nordeste, que alias tem uma grande extensão territorial, ficamos sempre atônitos para não dizer de boca aberta, com a grande beleza revelada em meio as dificuldades Nordestinas. Aoi mesmo tempo que você  se depara com a seca castigando regiões, basta um sereno de chuva, e o que era terra seca, vira Oasis em questão de horas. E assim que Deus faz você não acha?

                        Lugares que mais parece deserto ou em estado de desertificação, logo entrando em algumas cidades, nos perguntamos e isso e perfeitamente normal, como será que sobrevive alguém nesse fim de mundo?  E só esperar pouco tempo e vamos descobrindo que riqueza tem o Nordeste Brasileiro, a imagem que já se tornou famosa de misérias e fome, não e bem isso que o Nordeste tem para mostra, de forma alguma. Dificuldades, em qualquer região do pais tem, não e só o nordeste como se falam tanto nisso.
                        Tem aqui tradicionalmente varias arvores, mas quero destacar apenas duas; o ipê e a algaroba. Ambas só produzem bem na seca, nas épocas quentes quando as chuvas são raríssimas na região, mas não deixam de produzir. Enquanto mais sol e verão, mas elas ficam bonitas, frondosas, e quando sua produção, seus frutos aprecem com todo o vigor. Quem as olham de longe não acreditam que elas servem para alguma coisas, mas, quem se aproxima e passa a conviver com elas, descobrem outra coisa.
                        Assim são as pessoas, nem sempre as aparências determinam sua capacidade, força de atuação, talentos, dons, suas razoes de fidelidades e motivos para viver servindo a Cristo. Veja o que diz o manual do fabricante: “De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. 2 Timóteo 2:21”. Em todas as regiões e em meio às lutas surgiram os grandes heróis de Deus, sem mesmo parecerem com heróis.
                        Em primeira mão ninguém conseguiu enxergar em Davi, a capacidade ou talento para se tornar o futuro Rei de Israel, nele não havia requisitos humanos necessário para ser escolhido, o futuro da nação israelita, jamais deveria ser entregue a alguém que não possui se postura e qualidades de rei. E Davi não tinha aparentemente estes primeiro requisitos.
                        Provavelmente, por não ter idade suficiente para enfrentar um capo de batalha, não foi alistado no exercito de sua nação, então, estava no campo fazendo um serviço que jamais o capacitaria a ser o próximo rei de Israel. Entretanto, Deus nunca olhou para o exterior humano, então buscou um incapaz, parar se tornar capaz.
                        Enviou o profeta de sua confiança, preparado para buscar o homem que seria, mas tarde, considerando o homem segundo o coração de Deus. Não se enganem Deus vê com perfeição, e jamais se enganara como eu, e você nos enganamos com tanta facilidade, ele e quem sabe como, onde e quando buscar o que e melhor para o seu reino aqui na terra.
                        E o SENHOR Deus de Israel escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por soberano, e a casa de meu pai na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer reinar sobre todo o Israel. 1 Crônicas 28:4.
                        O próprio Davi sabia que sua capacidade não era estas coisas, e que ele mesmo não se via como rei. Porem o importante não e como os amigos e familiares te vem, mas, sim, como o Senhor te vê. Toda e qualquer garantia não vira dos amigo, não dos parentes, nãos dos conhecidos, não da própria família, que em  determinadas ocasiões e a primeira a nos rejeitar, mas, vem de Deus, ele não somente escolhe, como também capacita a quem ele quiser capacitar.
                         Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil ciclos de bronze. E trazia gravuras de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros. E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos ciclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro. I Sm 17. 4 – 7.
                        Esta as credenciais de Golias, e com certeza assustadora não só para aqueles dias, mas se hoje fosse, seria então a mesma situação de tremor diante da montanha armada contra israel. Porém intimidava a todos antes da chegada do menor. E sempre assim, uma vez ou outra o menos se sobressai e o maior e sempre estar precisando da ajuda do menor.
                        Quando Davi chegou ao Arraial se deparou com uma situação no mínimo constrangedora para o exército, que ate então era considerado e aclamado como o exercito de Deus, mas não era isso que Davi estava vendo. Logo La no intimo de sua alma, ele sente a dor, que todos deviam estar sentindo naquele momento. A dor da afronta sem justificativa.
                        Se não bastasse o tamanho do homem, ele ainda por cima era desafiador nas suas palavras: Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós será por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos I Sm 17. 9,10. Não havia temor em Golias e muito menos respeito pelos seus semelhantes, ele olhava para a aparência e se deu mau.
                        Deus tinha uma arma secreta, preparada para solucionar aquele grande conflito, e usaria de forma estarrecedora e miraculosa para resolver um problema, que aos olhos dos soldados impossível, mais, aos olhos de Deus solucionável e possível. O simplesmente garoto Davi, não se assustou com o enorme capacete, com o escudo e muito menos com a grandiosa lança de seiscentos ciclos de bronze, que o gigante usava. Nem mesmos as armas naturais usadas por ele o Golias, botou medo em Davi.
                        A proposta foi feita em tom de desafios, pois Golias sabia que ninguém se atreveria a lutar contra ele, e muito mesmo com ele. Vejamos o que diz o texto: “E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós será por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos”. I Sm 17. 8-10.
                        O que “Golias” não imagina, era que Deus tinha alguém pronto para aceitar o desafio agora feito loucamente por ele. As aparências enganam e confundem na maioria das vezes. Quem imaginaria que Davi aceitasse o desafio? Foram-se os três filhos mais velhos de Jessé, e seguiram a Saul à guerra; e era os nomes de seus três filhos, que se foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama.
                           E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul. Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém. Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias. E disse Jessé a Davi, seu filho: Toma, peço-te, para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos I Sm 17. 13-17.
                        As aparências sempre enganam, principalmente a quem vivem nas aparecias. Deus nunca se equivoca e nem deixa os seus equivocados, por essas e outras razoes se utilizou do garoto pastor de ovelhas para fazer mudanças consideráveis e oportunas. Se você já se olhou, e não consegui ver nada de agradável ou de grande utilização, saiba que e de você que Jesus precisa para fazer grandes coisas.
                        A ida de Davi no campo de batalha tinha outro significado, ele ia e vinha, apenas para levar alimentos aos seus irmãos que tinha sido convocados para a batalha. Agora desta vez as coisas foram bem diferentes, não era outro Davi, mas era outro animo que esse moço tinha. E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.
E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu. I Sam 17.22,23.
                        Agora, não era mais o apenas o jovem Davi ouvindo, mas o home que Deus usaria, para dar um final a tantos sofrimentos imposto por Golias ao povo de Israel. Imagina quantas mães recebiam de volta os corpos de seus filhos mortos em batalha por Golias? Mas agora Deus resolveu a questão.  Até que dia Davi era insignificante até para o próprio pai, que não via nele postura e nem tipo pra soldado, e batalha, guerras isso não passava nem de longe na cabeça de Jesse, quanto mais enfrentar um Gigante atormentador.
                        Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? A visão deste jovem era o grande Deus e suas formas de agir, então o gigante não era absolutamente nada diante do que Deus poderia fazer e as vitorias disponíveis existentes para o seu rebanho. O que faltava era alguém para entrar na brecha e Davi entrou.
                        As aparências enganam. Davi não tinha as credencias que a sociedade exigia, não sabia lutar, não tinha experiência em batalha, não tinha físico para usar as armas oferecidas pelo próprio Saul, enfim quais as experiências que esse homem possuía?  Possivelmente indagado pelo rei ele começou a responder: Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
                        Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo. I Sm 17.33-37.
                        As credencias que tinha Davi. E claro que este rapaz não era um guerreiro no sentido militar, mas tinha sim experiências para enfrentar qualquer dificuldade. Quando Saul começou fazer a entrevista para enviá-lo pra a morte, pelo menos era isso que sai pensava, ele começou a mostrar a Sau como e que se luta em uma grande batalha. E mostrou, as suas próprias armas, a que le tinha habilidade para usa e manuseá-las.
                        O que Davi estar nos ensinando com essa atitude, e que, nunca devemos usar armas dos outros, não devemos querer ser imitadores, nem de grandes pregadores, cantores ou de quem quer que seja. Devemos usar as armas que temos as nossas armas e não as armas dos outros. Mesmo que as tuas, parece inferiores e pequenas ou ate insignificantes, mas são as tuas armas, use-as e Deus te Dara vitorias com elas.
                        A arma que ele usava era considerada insignificante, imagina! Uma baleadeira (Istiling). Mas, extremamente forte nas mãos do jovem guerreiro, improvisado para aquele momento. Olha o que você tem nas mãos e saiba que Deus vai utilizar você do jeito que você e com o que você tem, para fazer a diferença, pois as aparências enganam. As armas alheias tem suas formas e jeito de uso, quanto a sua, foi fabricada para você e ninguém mais, E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
                        O gigante olhou para a aparência e se esqueceu de quem estava com o Davi Zinho, ele não entendeu nada, pois quem olha para a aparência não ver os valores internos do servo de Deus: E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto. Disse, pois, o filisteu a Davi:
                       Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; I Sm 17. 40-46.
                        Quando entendemos, que conosco estar o Senhor dos Exércitos, as aparências caem por torre de forma instantânea, quando Davi estava a um minuto para entrar na batalha contra o Gigante, fez afirmações poderosas e especiais. E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. Com essas qualificações seremos invencíveis e o inimigo, cairá por terra.
                        E bem verdade que as afrontas, são em todos os sentidos dolorosas, mas, não podem nos abater, até porque nas nossas vidas esta o que maior que as afrontas, e tornam insignificantes em necessários. Agora esta preste a terminar os maiores medos de Israel, e por um tempo o exercito teria paz, esta paz e claro, vida através do próprio Deus, e como fermenta utiliza, o pequeno Davi que aparentemente nada podia, e nada era.
                          “I Sm 17.  48-51. E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram”
                        Que diferença, antes da batalha com Golias, era apenas o insignificante  Davi, que so servia para levar o lanche, e pastorear o pequeno rebanho do seu pai Gessé. Agora deus mudou o quadro, e já não dava ai para ve-lo pela aparência, mas o herói, ou melhor, o único homem que teve coragem, de enfrentar o pior medo de Saul e seu Exercito “Golias”. Agora, o inimigo teria a obrigação de respeitar Israel, tendo em vista que La tinha sim homem suficiente para atender o chamado de Deus e enfrentar as grades barreiras. “Davi” quem era você em?  “As aparências engano”.

convites:  8841 - 7502

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:0" />