terça-feira, 19 de abril de 2011

MINISTÉRIO O GRANDE SEGREDO DA VIDA!

                        Quando Jesus iniciou seu ministério terreno, entendeu e logo teve a brilhante idéia de fazer algumas convocações, de algumas pessoas, que mais trade ganharam o nome de Discípulos de Jesus.  Nesta composição Jesus teve o maravilhoso cuidado de escolher pessoas de áreas diferenciadas, por que não dizer profissionais de diversos ramos profissionais.
                        Surgem então pescadores, contadores e outros que se juntaram nesta grande e importante missão, com afinco de realizá-la sem nenhum termo ou medo de ser feliz. Ora estava tendo obviamente ali o inicio de uma equipe invencível a serviço do rei dos Reis, e isso foi maravilhoso, principalmente porque Jesus era oi companheiro nas grandes e pequenas missões empreendidas pelo Senhor.
                        Claro, era o grande momento, uma grande historia estava começando e o maior ingrediente desta historia que se iniciava, tratava-se da disseminação da maior novidade e boas novas o (Evangelho de Jesus). Logo em seguida nascem às grandes oportunidades de implantação d igrejas. Mas, para isso era necessário o material humano, porem isso não era problemas o numero dos fieis que começavam a crer, era suficiente para iniciar o grande mistério.
                        Começa a grande busca na composição do Ministério. Com isso muitos foram experimentados, na escolha para o Diaconato, foi emitida uma regra, onde se ler:
Escolhei, irmãos, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negocio (Atos. 6.3).
                        Tem inicio com a separação de sete homens o primeiro degrau do santo ministério. Com isso novas composições surgem, e claro que a regra, tem sofrido ao longo do tempo algumas alterações.  Primeiro ninguém quer ser mais diácono e sim pastor já direto, sem precisar passar pelos requisitos aqui exigidos.  Em segundo lugar não se ora mais para separa, isso me parece que estar funcionando mais na base da condição, posição social e por amizade.
                        De forma que normalmente as demais regras como: boa reputação há isso e que não tem mesmo sido observado, ora se o critério moderno elimina a oração então para que serve a boa reputação? Cheio do espírito e outra grande duvida do momento, não por parte do Espírito, mas por parte de quem faz a escolha, pois pelo que entendemos a escolha mudou de lugar.
                        E óbvio, que ainda existem as exceções, porem cada vez, mas raras. Vejamos a expressão no texto. “para este importante negocio”. Baseado nesta afirmação, e fácil entender que ser um diácono não e qualquer coisa e ser chamado por Deus para executar uma importante tarefa no seu reino e ministério. E, mais quase ninguém valoriza os nossos diáconos, que tão bem serve ao ministério executando tarefas não menos importantes que a tarefa de qualquer outro no ministério.
                        Deste modo, com essa escolha tem inicio o grandioso ministério. No entanto as escolhas que se seguem não são fáceis, a próxima e a escolha dos presbíteros onde se ler:
Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos dos presbíteros (I Tm 4.14).
                         Percebemos ai a grande importância do ministério, mas não deixa de ser uma escolha de muita responsabilidade, tanto para quem escolhe, como para quem e escolhido, o teor do compromisso e da responsabilidade e o mesmo para ambas as partes. E claro que não estamos aqui incluindo as questões familiares que no próprio texto bíblico, estar permeado de muitas exigências para os membros da família do presbítero em questão.
                        Escolhido ou separado, vem agora a questão das atividades e do ambiente ministerial. Este nem sempre e sadio, foi criado para o ser, mas nem sempre o é. São inúmeras as razoes de tristezas, desistências e até depressões, que atacam e se acumulam na vida de vários oficiais de igrejas. Isso porque o próprio ambiente ministerial e perigoso.
                        E claro que Jesus não chamou e criou o ministério com essa pretensão de forma alguma, mas o ministério e composto por homens não e? Assim começa os problemas, aonde vai administração humana, vai os confrontos e as dificuldades e não falo de financeira isso vai estar presente em qualquer outro ambiente, falo, da comunhão, do respeito, da credibilidade, dos falatórios, dos obstáculos criados por “amigos”.
                        Lei nº 9.605/98. Decreto 6.514/2008, lei dos crimes ambientais deixa bem claro quanto ao poluidor pagador. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. No seu § 3º, do mesmo artigo, a Constituição Federal afirma, ainda, que "As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados". Por sua vez, o Art. 5º, inciso LXXIII, elevou a proteção ambiental à categoria de direito fundamental de todo o cidadão.

                        No todo têm ais as punições para quem prejudica o meio ambiente, no nosso caso ministerial, o ambiente e degradado, ultrajado, desvirtuado, quando indivíduos não chamados e maus escolhidos, carregados de autoridade ou supostamente autoritários, invadem o ambiente ministerial criando conseqüências gravíssimas ao ministério como um todo. Isso e realmente muito triste, para o ambiente que Jesus chamou de lugar de bênção, casa de oração, e que, sempre teve as melhores intenções e sonhos para este ambiente ministerial.
                        Citei a lei dos crimes ambientais, apenas para fazer uma comparação com os deveres de manter o meio ambiente sadio e equilibrado. Agora, o meio ambiente cristão e prejudicado quando através de resíduos mentais, muitas pessoas são prejudicadas e ate jogada no incinerador da vida para ser destruído.  Uma serie de resíduos:
1.    Falatórios profanos;
2.    Mexericos;
3.    Falsos testemunhos;
4.    Suspeitas
5.    Acusações sem provas para beneficiar outros que desejam o lugar de alguém;
6.    Comentários maldosos e que ninguém nunca acha quem iniciou;

                         Estes são apenas alguns dos resíduos que trazem problemas para o meio ambiente ministerial, e claro que da mesma forma dos resíduos sólidos, geram também uma espécie de chorrume, só que espiritual, contamina não o lençol freático, mas a corrente sanguínea da alma, e da mesma forma que um cria mutações nas plantas e nos animais, o outro, cria mutações na alma, na auto-estima, no equilíbrio espiritual de homens e mulheres de Deus a serviço do reino.

                        Que Deus tenha misericórdia de nos e do ambiente ministerial, porque assim será necessário fazer uma triste pergunta.  Será que amanha existira ministério sadio? Confiável? Unidos? Com sentimento cristão?.  Responda se quiser se puder e como quiser.


Pr. Antonio Fortunato
Convites:
(83) 8841-7502 /e-mail. prfortunatofarias@hotmail.com

segunda-feira, 18 de abril de 2011

QUANDO AS APARÊNCIAS ENGANAM

QUANDO AS APARÊNCIAS ENGANAM


"Deus não vê como vê o homem, porque o homem vê a aparência, mas, deus olha o coração..."I Samuel 16, 7.


                        Naturalmente, nos seres humanos e simples mortais éramos com muita freqüência, principalmente no que diz respeito a juízo de valor. Procuramos o que não deveríamos procurar, e deixamos de procurar o e preciso procurar. Costumamos imaginas coisas e fazer relatórios mentais e visuais quando não temos a competência para tal procedimento.
                        Certa vez, um grandioso profeta de Deus se equivocou, quando foi designado para proceder com uma escolha muito seria, ele foi à busca do futuro rei de Israel, e quase comete um terrível erro, pois estava olhando só para o lado externo das pessoas e foi preciso Deus dizer a ele, como deveria buscar esse futuro rei. Todas as vezes que os irmãos de Davi passavam diante dele, o profeta Samuel achava que tinha encontrado o homem certo.
                        De forma geral, a liderança tem tendências de buscar homens e mulheres capazes, baseando-se nas condições humanas e nunca, nas condições Espirituais. Pensando assim, se busca o natural em do Espiritual. Entretanto as aparências geralmente ergam demais da conta, surgem ai o todo cuidado e pouco.  Seguindo o roteiro da Bíblia, não será difícil perceber a grandiosidade dessas formula que considero sobre tudo divina.
                        O cântico de Ana, em nada parecia cântico, a principio era lamento humilhação e ate um toque de ausência de amor cristão, por parte do sacerdote Eli. Claro, que havia toda uma trajetória de Deus para acontecer na vida daquela mulher que momentaneamente era por todos, considerada sem um pingo de sorte. Mas, o que parecia desespero, foi se transformando em comunhão, e o que tinham aparência de derrota, foi se transformando em vitoria absoluta na vida de Ana. I Sm 1.18.
                        No momento do seu lamento, ela se encontrava só, e praticamente ninguém entendia ou não queria entender o seu prato derramado diante do Senhor.  Quando o Sacerdote Eli, entendeu o que estava acontecendo, então já não julgou mais a pobre Ana, mas agora resolveu profeta e dar a ela palavras de ânimos. Quando ela foi compreendida já sai do local da oração com um novo animo, e já não era triste o seu rosto.
                        Quando entendemos mal as pessoas, também corremos o riso de desrespeitar a posição e convicção crista que elas têm.  Não teria sido mais fácil, antes de julgá-la, ter perguntado a ela do que se tratava a razão das suas lagrimas? Ou pelo menos respeitar os seus motivos de tristezas? E vamos sempre ter alguém de plantão, não somente para julgar, mas fazer parte do problema não da solução. Sempre comentando espreitado e declarando coisas precipitada baseando-se apenas nas aparências.
                        Mais tarde a beleza da oração desesperadora de Ana, e apresentada no templo e todos passam a entender que as aparências enganam. Na etapa seguinte tudo já estar diferente e agora e “o cântico de Ana” I Sm 2. 1 e seguintes. Existem coisas que pensamos que vemos, mais não vimos e outra que não vemos, mas existem.  O que o Sacerdote Eli estava vendo?  Desespero por resultado de embriagues, no entanto Deus estava olhando para uma mulher cheia de fé que só queria uma oportunidade de ser mãe.
                        Realmente devemos considerar que existe momento na vida que tudo parece estar perdido, mas ai também as aparências enganam. Quando eu tinha 22 anos aproximadamente, trabalhava em uma prestadora de serviço para a Caixa Econômica Federal, a prestadora de serviços, também era uma locadora de veículos, localizada na Vila Guilherme em São Paulo. Em determinada ocasião transportavas-mos um cidadão que solicitou um veiculo, eu fui designado para transportá-lo ate o Banco localizado na Praça da Sé, bem no centro nervoso paulista. O que não foi difícil, mas, quando cheguei ao Banco percebi a surpresa dos seguranças e caixa quando o meu passageiro se dirigiu ao caixa, vestindo um casaco feio e desbotado, com ar de velho. A sua aparência era horrível, e o tratamento foi vip.
                        Cromo era a primeira vez que eu o transportava, em razão do motorista preferido do passageiro, estar de férias, então estranhei bastante a situação, e só percebi que se tratava de um empresário, quando vi, o tratamento que a ele foi dispensado pelos funcionários enquanto permanecia na agencia bancaria. Foi ai que entendi melhor que, as aparências enganam. Que tristeza eu sentir na alma, pensando que aquele cidadão, pela sua aparência não poderia talvez, pagar pelo aluguel do carro com motorista.
                        Bom ai estar o grande erro cometido, naquele dia no templo, na ocasião em que Ana orava desesperadamente, pedindo apenas uma resposta ao Senhor Deus, quando mais tinham sido julgados pela aparência antes de Ana? Só a eternidade dirá com exatidão e ninguém mais. Porem e fácil imaginar que varias outras servas e servos de Deus, foram julgados pela aparência que tanto enganam.
                        Quem olhava para uma mulher simples da cidade de Abel-Bete-Maaca, jamais imaginaria o poder de negociação que ele possuía. Bom quando Joab aproximou-se para derribar a muralha da cidade, todos perceberam logo, que tudo estava perdido, e que, ninguém teria a mínima chance de mudar a sorte da pequena cidade.
                        Mas, não contavam com uma arma poderosa que Deus tinha do lado de dentro dos muros, “ágüem fiel” naturalmente a ordem já teria sido dada pelo próprio Davi, e o prisioneiro teria que ser levado vivo ou morto isso não importaria. Mas havia um problema ninguém tinha coragem de entregar o prisioneiro. No momento certo Deus levanta uma mulher que não tinha aparência e muito menos um bom nome para se identificar ao guerreiro chefe da expedição militar.
                        Ela chama o chefe militar ate perto do muro, praticamente aos gritos e inicia uma negociação e fazendo o que outros não tiveram coragem de fazer. Não se apresentou como alguém especial, não era esposa de ministro do alto clero, não era escritora, não dirigia e nem coordenava nada. Simplesmente usou a ferramenta que estava a sua disposição, e que ela tinha habilidade para usar.
                        Disse “sou uma das fieis” com essas palavras deu inicio ao dialogo e foi logo de pronto resgatando a historia da cidade em questão, não demorou muito para que a negociação de poupar a cidade fosse feita e tudo terminou diferente. Normalmente as pessoas se apresentam hoje, usando o posto que exerçam. Quem sabe possa assim intimidar alguém e resolver alguma coisa 2 Sam. 20. 24 – 26.
                        Neste mês de janeiro, como acontecem de dois em dois anos, o Brasil vive os momentos de escolas bíblicas, acompanhado das convenções regionais, nelas, são transferidos e jubilados e consagrados vários servos de deus para o santo Ministério. A cada dia as regras para consagrações aumentam, chegando a alguns Estados a impedir, coibir a consagração de alguns servos de Deus, só porque algum não tem cara, andar, tom de voz, ou jeito de pastor.
                        Uns são separados porque são amigos de outros influentes, ou é lucrativo levá-los ao ministério, outro para substituir amigos que só entregam o campo se for pra o amigo fulano, e outros saem tristes, porque alguém disse que ele ficasse no óleo. Que pena já não se obedecer ao maior e melhor critério de escolha que e a indicação do Espírito Santo.
                        Normalmente entramos em confronto com a vontade de Deus pura e simplesmente por olhar mais o exterior do que o interior, e toda vez que isso acontece quem sofre e a obra e de certa forma atrasa o seu desenvolvimento, físico e espiritual.
                        Vejamos o que aconteceu com uma esposa inteligente, mas o próprio marido não percebia nela o potencia que ele possuía. E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe. .
                        Por Davi, Nabal teria sido morto naquele mesmo dia. Mas na casa de Nabal havia alguém que não tinha apareceria de negociadora, entretanto Deus a usou para salvar a vida não somente do seu esposo, como também impedir Davi de derramar sangue sem necessidade alguma. Esta mulher, conhecendo a fama e os meios que Davi resolvia seus problemas de afrontas, logo pela manha foi ao encontro do grande e futuro rei, e cuidou da grande negociação.
                        Quem diria que Abigail, singela de coração, calada e aparentemente tímida, enfrentaria o homem do momento “Davi” que tinha autoridade e legalidade para matar naqueles dias. As aparências enganam.  Deus levantou alguém que não era com a finalidade de ser. Com o intuito de salvar seu próprio marido que, segundo a bíblia arrogante e duro de coração: Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. 1 Samuel 25:25
                        Quantas vezes perdemos as melhores oportunidades idades de vitorias no nosso ministério, por não entender que na casa de Deus tem todo tipo de vaso, e se destaca os vasos de valores, mas, como buscamos as coisas pelo que vemos, deixamos de receber para nos ajudar os valores especiais da casa do mestre, que na maioria das vezes, estarmos bem perto de nos.
                        Se ela não tivesse tomado conhecimento das bruscas palavras do seu esposo mal humorado e do coração de pedra, possivelmente ate ela mesma teria morrido por ordem de Davi. Então ela teve habilidade para mudar a historia e resolver um conflito que se iniciaria, e que, futuramente a sua família teria motivos para enfrentar e contestar o Rei de Israel. Não era isso que deus queria para a família de Abigail, então utilizando dela, mudou a posteridade.
                        Paulo o apostolo, responsável por uma boa parte do novo testamento, tinha como amigo e  um home pouco falado na bíblia, inclusive nas próprias escritas feitas por Paulo, ele não aparece praticamente nada. Esse home foi que botou a mão no fogo por Paulo. Ora, quem gostaria de ter Paulo como membro de sua igreja hoje, com as características de antes? Creio que ninguém se atreveria a dar credito a um home com as credencias que ele possuía.
                        Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita natural de Chipre, atos 4.36.  Colocar as mãos no fogo por Paulo seria estar colocando a disposição de um problema ou talvez um fracasso a própria vida ministerial. Entretanto Barnabé não olhou para as credencias negativas de Saulo, olhou, para o futuro do Paulo. E notório que ele não se arrependeu de apostar neste garoto, afoito, eufórico, que se tornou um grande Missionário.
                        Para iniciar a relação botar um ponto Maximo nela, ele era o perseguidor dos cristãos, e tinha a missão que para ele era nobre de exterminar aqueles que se declarava a favor ou do lado de Jesus o Nazareno.  Imagina qual o tipo de homem estamos falando, quem gostaria de te-lo como membro de sua igreja, talvez uns poucos quem saibam que não soubesse de sua historia ou fama de exterminador de cristão.
                        Olhando para os dias atuais, não e diferente alguém achar que outro nada vale apenas olhando para sua aparência, já decide que ele, ou ela para nada serve para nada terá utilidade. Vejamos o que disse mais tarde o próprio Paulo: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 1 Coríntios 1:27”. A quem estava se referindo ou aquele o Grande Apostolo dos Gentios:
                        Naturalmente aparece aqui a quando questão das aparências, elas não só enganam como estragam a vida de qualquer pessoa. Paulo disse  com este texto que não devemos fixar o olhar, com desprezo achando que as pequenas coisas ou aparentemente tol-las são desprezíveis, e mais ou menos o jargão popular “parece mais na e”. Essa e uma matéria tão especial que o próprio Deus fez menção  do assunto quando disse que:  “ho homem olhara para o exterior Deus porem olha pra o interior”.

                        Não e pequena a quantidade de pessoas, envolvidas na obra de Deus, e vivendo apenas de aparência, não mais sentem animo, nem a presença do espírito os incomoda e muito menos tempo de Deus. O mais grave em tudo isso e que, uma boa porção destas pessoas, estão nos púlpitos ocupados posição de destaque (liderança). Assim, toda vez que deus quer se utilizar de alguém, comandado, dirigido e orientado pelo Espírito Santos, essa pessoa correm o risco de ser impedido pela força e administração puramente humana.
                        Veja o que disse o Apostolo São Paulo: Porque não nos recomendamos outra vez a vós; mas damos-vos ocasião de vos gloriardes de nós, para que tenhais que responder aos que se gloriam na aparência e não no coração. Só existem duas formas de descobrir a intenção do coração do homem. A primeira só o próprio homem conhecem o coração dele mesmo, e  a outra só o próprio Deus conhecem o coração do homem.
                        “Porque não nos recomendamos outra vez a vós; mas damos-vos ocasião de vos gloriardes de nós, para que tenhais que responder aos que se gloriam na aparência e não no coração. 2 Coríntios 5:12”.  O coração como fonte de projetos e realizações escondem muitas coisas, e não e admirar que as pessoas pratiquem uma coisa quando na verdade vivem de modo diferente do que pregam. Mas como as aparências enganam uma hora as mascara caem por terra, a se descobrir a verdadeira identidade das pessoas.
                        Jesus ensinou muitas coisas especiais e no meio dos seus ensinamentos fez questão de demonstrar na pratica o que ele ensinava, examinando o texto percebemos:” E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos? Marcos 12:1”.
                        Aprendamos com as palavras do mestre Jesus que não devemos olhar as aparências, devemos sim olhar com olhar de graça, de misericórdia e nunca se esquecer de dar as pessoas, o devido valor que elas merecem, como servos e servos de Deus, pois elas têm valor, basta alguém oferecer ombro amigo e amizade sincera, para que elas possam sentir animo e forças para vencer, e prestar a Deus o serviço que todo o cristão precisa e deve prestar.
                        Como e fácil julgar pelo que vemos ou pelo que ouvimos de alguém. Naturalmente lembro-me de um determinado irmão, que dizia em voz alta e com tom de garantias inexistentes: “ Eu trabalhei muito nessa igreja, o meu serviço era investigar os crentes que tinha radio escondidos em casa, para poder eu entregar e eles serem disciplinados”. Que pena alguém resgatado da lama do reino das trevas e se prestar para um serviço tão deselegante.
                        Serviço esse que o diabo e seus agentes já o fazem por conta própria, que e investigar os crentes, buscar defeitos e excluí-los do meio do rebanho de Deus.  A Bíblia diz diferente vejamos: “E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Êxodo 4:1”. Quem nos comprou com um preço humanamente impagável foi o Senhor Jesus, morrendo por nos no calvário.
                        Somos todos instrumentos de Deus, e para o seu próprio uso particular, se não sabemos servir pregando, servimos cantando, se não o podermos fazer assim evangelizamos, entregamos literaturas, fazemos evangelismo individual em fim, somos feitura, vasos e instrumento de Deus. Na escolha que Deus fez para suceder a Davi, não parecia à escolha certa, pois Salomão não era a pessoa indicado em hipóteses algumas, ele tinha um pedigree.
                        Bastava olhar a sua origem por parte de mãe, e de como ele foi concebido, e de pronto, entendemos que ele Salomão não seria o herdeiro natural do trono. Mas Quem escolhe e Deus, e nunca o faz pela aparência então Salomão se tornou o rei de Israel por vontade de Deus: “Disse mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o SENHOR Deus. 1 Crônicas 29:1”.
                        O amor de Deus e incomparável, e este que pode fazer mudanças na vida do ser humano, basta o homem se colocar no centro da vontade de Deus e logo estará vivendo as modificações que o Senhor tem e pode fazer na sua vida. Esse equilíbrio estar sempre nas mãos do pai, e disponível, para transformar incapazes em capaz, fracos em fortes.
                        Seria muito bom que, quando fossemos julgar, menosprezar e tocar na dignidade de alguém por não o acharmos capaz, olhássemos primeiro para nos mesmos, assim evitaríamos julgar o servo alheio, conforme disse Paulo: “Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Romanos 14:4 “.
                        O referencial maior vem da questão da propriedade, como eu posso botar ordem na casa e nos bem de outra pessoa. Se o meu vizinho têm suas propriedades, ele que determine como usá-las e administrá-las, essa não e jamais será minha competência, administrar- bens alheio sem uma devida procuração legal. Portanto se o servo e de Deus, quem o julga e da mesma forma o utiliza e o próprio dono (Deus). “A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? 1 Reis 3:9 “.
                        Quando viajamos pelo Nordeste, que alias tem uma grande extensão territorial, ficamos sempre atônitos para não dizer de boca aberta, com a grande beleza revelada em meio as dificuldades Nordestinas. Aoi mesmo tempo que você  se depara com a seca castigando regiões, basta um sereno de chuva, e o que era terra seca, vira Oasis em questão de horas. E assim que Deus faz você não acha?

                        Lugares que mais parece deserto ou em estado de desertificação, logo entrando em algumas cidades, nos perguntamos e isso e perfeitamente normal, como será que sobrevive alguém nesse fim de mundo?  E só esperar pouco tempo e vamos descobrindo que riqueza tem o Nordeste Brasileiro, a imagem que já se tornou famosa de misérias e fome, não e bem isso que o Nordeste tem para mostra, de forma alguma. Dificuldades, em qualquer região do pais tem, não e só o nordeste como se falam tanto nisso.
                        Tem aqui tradicionalmente varias arvores, mas quero destacar apenas duas; o ipê e a algaroba. Ambas só produzem bem na seca, nas épocas quentes quando as chuvas são raríssimas na região, mas não deixam de produzir. Enquanto mais sol e verão, mas elas ficam bonitas, frondosas, e quando sua produção, seus frutos aprecem com todo o vigor. Quem as olham de longe não acreditam que elas servem para alguma coisas, mas, quem se aproxima e passa a conviver com elas, descobrem outra coisa.
                        Assim são as pessoas, nem sempre as aparências determinam sua capacidade, força de atuação, talentos, dons, suas razoes de fidelidades e motivos para viver servindo a Cristo. Veja o que diz o manual do fabricante: “De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. 2 Timóteo 2:21”. Em todas as regiões e em meio às lutas surgiram os grandes heróis de Deus, sem mesmo parecerem com heróis.
                        Em primeira mão ninguém conseguiu enxergar em Davi, a capacidade ou talento para se tornar o futuro Rei de Israel, nele não havia requisitos humanos necessário para ser escolhido, o futuro da nação israelita, jamais deveria ser entregue a alguém que não possui se postura e qualidades de rei. E Davi não tinha aparentemente estes primeiro requisitos.
                        Provavelmente, por não ter idade suficiente para enfrentar um capo de batalha, não foi alistado no exercito de sua nação, então, estava no campo fazendo um serviço que jamais o capacitaria a ser o próximo rei de Israel. Entretanto, Deus nunca olhou para o exterior humano, então buscou um incapaz, parar se tornar capaz.
                        Enviou o profeta de sua confiança, preparado para buscar o homem que seria, mas tarde, considerando o homem segundo o coração de Deus. Não se enganem Deus vê com perfeição, e jamais se enganara como eu, e você nos enganamos com tanta facilidade, ele e quem sabe como, onde e quando buscar o que e melhor para o seu reino aqui na terra.
                        E o SENHOR Deus de Israel escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por soberano, e a casa de meu pai na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer reinar sobre todo o Israel. 1 Crônicas 28:4.
                        O próprio Davi sabia que sua capacidade não era estas coisas, e que ele mesmo não se via como rei. Porem o importante não e como os amigos e familiares te vem, mas, sim, como o Senhor te vê. Toda e qualquer garantia não vira dos amigo, não dos parentes, nãos dos conhecidos, não da própria família, que em  determinadas ocasiões e a primeira a nos rejeitar, mas, vem de Deus, ele não somente escolhe, como também capacita a quem ele quiser capacitar.
                         Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil ciclos de bronze. E trazia gravuras de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros. E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos ciclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro. I Sm 17. 4 – 7.
                        Esta as credenciais de Golias, e com certeza assustadora não só para aqueles dias, mas se hoje fosse, seria então a mesma situação de tremor diante da montanha armada contra israel. Porém intimidava a todos antes da chegada do menor. E sempre assim, uma vez ou outra o menos se sobressai e o maior e sempre estar precisando da ajuda do menor.
                        Quando Davi chegou ao Arraial se deparou com uma situação no mínimo constrangedora para o exército, que ate então era considerado e aclamado como o exercito de Deus, mas não era isso que Davi estava vendo. Logo La no intimo de sua alma, ele sente a dor, que todos deviam estar sentindo naquele momento. A dor da afronta sem justificativa.
                        Se não bastasse o tamanho do homem, ele ainda por cima era desafiador nas suas palavras: Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós será por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos I Sm 17. 9,10. Não havia temor em Golias e muito menos respeito pelos seus semelhantes, ele olhava para a aparência e se deu mau.
                        Deus tinha uma arma secreta, preparada para solucionar aquele grande conflito, e usaria de forma estarrecedora e miraculosa para resolver um problema, que aos olhos dos soldados impossível, mais, aos olhos de Deus solucionável e possível. O simplesmente garoto Davi, não se assustou com o enorme capacete, com o escudo e muito menos com a grandiosa lança de seiscentos ciclos de bronze, que o gigante usava. Nem mesmos as armas naturais usadas por ele o Golias, botou medo em Davi.
                        A proposta foi feita em tom de desafios, pois Golias sabia que ninguém se atreveria a lutar contra ele, e muito mesmo com ele. Vejamos o que diz o texto: “E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós será por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos”. I Sm 17. 8-10.
                        O que “Golias” não imagina, era que Deus tinha alguém pronto para aceitar o desafio agora feito loucamente por ele. As aparências enganam e confundem na maioria das vezes. Quem imaginaria que Davi aceitasse o desafio? Foram-se os três filhos mais velhos de Jessé, e seguiram a Saul à guerra; e era os nomes de seus três filhos, que se foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama.
                           E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul. Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém. Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias. E disse Jessé a Davi, seu filho: Toma, peço-te, para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos I Sm 17. 13-17.
                        As aparências sempre enganam, principalmente a quem vivem nas aparecias. Deus nunca se equivoca e nem deixa os seus equivocados, por essas e outras razoes se utilizou do garoto pastor de ovelhas para fazer mudanças consideráveis e oportunas. Se você já se olhou, e não consegui ver nada de agradável ou de grande utilização, saiba que e de você que Jesus precisa para fazer grandes coisas.
                        A ida de Davi no campo de batalha tinha outro significado, ele ia e vinha, apenas para levar alimentos aos seus irmãos que tinha sido convocados para a batalha. Agora desta vez as coisas foram bem diferentes, não era outro Davi, mas era outro animo que esse moço tinha. E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.
E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu. I Sam 17.22,23.
                        Agora, não era mais o apenas o jovem Davi ouvindo, mas o home que Deus usaria, para dar um final a tantos sofrimentos imposto por Golias ao povo de Israel. Imagina quantas mães recebiam de volta os corpos de seus filhos mortos em batalha por Golias? Mas agora Deus resolveu a questão.  Até que dia Davi era insignificante até para o próprio pai, que não via nele postura e nem tipo pra soldado, e batalha, guerras isso não passava nem de longe na cabeça de Jesse, quanto mais enfrentar um Gigante atormentador.
                        Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? A visão deste jovem era o grande Deus e suas formas de agir, então o gigante não era absolutamente nada diante do que Deus poderia fazer e as vitorias disponíveis existentes para o seu rebanho. O que faltava era alguém para entrar na brecha e Davi entrou.
                        As aparências enganam. Davi não tinha as credencias que a sociedade exigia, não sabia lutar, não tinha experiência em batalha, não tinha físico para usar as armas oferecidas pelo próprio Saul, enfim quais as experiências que esse homem possuía?  Possivelmente indagado pelo rei ele começou a responder: Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
                        Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo. I Sm 17.33-37.
                        As credencias que tinha Davi. E claro que este rapaz não era um guerreiro no sentido militar, mas tinha sim experiências para enfrentar qualquer dificuldade. Quando Saul começou fazer a entrevista para enviá-lo pra a morte, pelo menos era isso que sai pensava, ele começou a mostrar a Sau como e que se luta em uma grande batalha. E mostrou, as suas próprias armas, a que le tinha habilidade para usa e manuseá-las.
                        O que Davi estar nos ensinando com essa atitude, e que, nunca devemos usar armas dos outros, não devemos querer ser imitadores, nem de grandes pregadores, cantores ou de quem quer que seja. Devemos usar as armas que temos as nossas armas e não as armas dos outros. Mesmo que as tuas, parece inferiores e pequenas ou ate insignificantes, mas são as tuas armas, use-as e Deus te Dara vitorias com elas.
                        A arma que ele usava era considerada insignificante, imagina! Uma baleadeira (Istiling). Mas, extremamente forte nas mãos do jovem guerreiro, improvisado para aquele momento. Olha o que você tem nas mãos e saiba que Deus vai utilizar você do jeito que você e com o que você tem, para fazer a diferença, pois as aparências enganam. As armas alheias tem suas formas e jeito de uso, quanto a sua, foi fabricada para você e ninguém mais, E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
                        O gigante olhou para a aparência e se esqueceu de quem estava com o Davi Zinho, ele não entendeu nada, pois quem olha para a aparência não ver os valores internos do servo de Deus: E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto. Disse, pois, o filisteu a Davi:
                       Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; I Sm 17. 40-46.
                        Quando entendemos, que conosco estar o Senhor dos Exércitos, as aparências caem por torre de forma instantânea, quando Davi estava a um minuto para entrar na batalha contra o Gigante, fez afirmações poderosas e especiais. E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. Com essas qualificações seremos invencíveis e o inimigo, cairá por terra.
                        E bem verdade que as afrontas, são em todos os sentidos dolorosas, mas, não podem nos abater, até porque nas nossas vidas esta o que maior que as afrontas, e tornam insignificantes em necessários. Agora esta preste a terminar os maiores medos de Israel, e por um tempo o exercito teria paz, esta paz e claro, vida através do próprio Deus, e como fermenta utiliza, o pequeno Davi que aparentemente nada podia, e nada era.
                          “I Sm 17.  48-51. E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram”
                        Que diferença, antes da batalha com Golias, era apenas o insignificante  Davi, que so servia para levar o lanche, e pastorear o pequeno rebanho do seu pai Gessé. Agora deus mudou o quadro, e já não dava ai para ve-lo pela aparência, mas o herói, ou melhor, o único homem que teve coragem, de enfrentar o pior medo de Saul e seu Exercito “Golias”. Agora, o inimigo teria a obrigação de respeitar Israel, tendo em vista que La tinha sim homem suficiente para atender o chamado de Deus e enfrentar as grades barreiras. “Davi” quem era você em?  “As aparências engano”.

convites:  8841 - 7502

SALVAÇÃO

1.    Antonio Fortunato Cabral de Farias
2.    Pastor CGADB 15.722
3.    Bacharel em Teologia
4.    Bacharel em Direito
5.    Professor de Direito
Convites:  e-mail – prfortunatofarias@hotmail.com
Telefone – 8841-7502

Salvação e sua origem.

                        Já se passaram uma boa temporada e as pessoas permanecem buscando a melhor coisa da vida, nos lugares completamente errados. Toda vez que se busca a coisa certa no lugar errado, corre-se o risco de nunca conseguir um bom resultado na referida busca. Em todas as épocas, sempre foi possível encontrar alguém pessoas desesperadas em busca de alguma coisa, mesmo que seja apenas pelo prazer de procurar.
                        E praticamente impossível, andar pelas ruas de uma cidade, que seja pequena ou grande, sem notar pessoas procurando casa para morar, procurando pessoas, procurando objetos, procurando alguém para se casar, em fim, sempre vamos esbarraremos pelas ruas com alguém procurando alguma coisa, na maioria das vezes não conseguem encontrar o que tanto busca..
                        Segundo a nossa carta magna de 1988, todos tem o direito de ir, vir e ficar, inclusive de procurar o que quiser desde que não agrida a nossa ordenação jurídica. Entretanto muitas pessoas insistem na busca e se decepciona com os resultados, e frustrados não buscam mais absolutamente nada na vida.
                        Em se tratando da salvação, cada vez mais aumenta a quantidade de pessoas buscando-a de formas aleatória, sendo assim Jesus Cristo deu uma pista para quem desejasse procurar, a pista tem inicio com um comentário especial, quando JESUS que, quem entrar por mim, entrará e sairá encontrado pastagem.  Eu sou a ressurreição e ávida, e outros textos mais, afirmados pelo próprio Salvador, alertando naturalmente de forma simplificada, onde, como e quando encontrar a salvação.

                       

PENTECOSTE A FERRAMENTA DE DEUS

O    PENTECOSTE A FERRAMENTA DE DEUS.


                        E perfeitamente natural, encontramos nos noticiários, a afirmação de que determinada força militar estar se armando, prevendo alguns tipos de missões especiais, isso e sempre possível, quando ameaças, são detectadas contra uma nação. E o que provoca imediatamente uma serie de preparações e treinamentos ao seu grupo de defesa.
                        Então, país inteiro, passa a se capacitar e dar treinamento aos seus defensores, para um possível enfretamento no campo de batalha. E claro, que isso requer preparação e muito investimento, bem como treinamento especial, valendo também salientar a convocação de seus comandantes, todos  bem cientes das dificuldades  das possíveis dificuldades, que terão que enfrentar.
                        Não e diferente no mundo espiritual, onde, para conquistar espaço espiritual, se faz necessário está sempre apto, para enfrentar as grandiosas e infinitas batalhas proporcionadas pela vida, no dia a dia no cotidiano do cristão. Isso e o que encontramos  olhando para dentro da palavra de Deus.
                        Jesus, dando o exemplo de liderança implacável, na qualidade de um grande líder, inicia sua escolha com uma chamada individual e simples, para que fosse ele entendido nos mínimos detalhes, quanto ao chamado do grande grupo de homens guerreiros da fé que ele precisava.
                        Então o Mestre os chama, treinam, capacita envia, e supervisiona esse grupo de homens, servos, obedientes e acima de tudo crentes praticantes da Palavra do mestre Jesus. Estas são as qualidades especiais, para quem mais tarde receberiam o maior revestimento de poder da historia do cristianismo, com responsabilidades de liderar, o movimento da historia.
                        Movimento este, que se tornou um marco para todos os servos de Deus, que desejam atender o chamado para realizar uma obra atuante e forte aqui na terra. O que se preparava no futuro deles, era algo praticamente imaginável para aqueles homens que passaram a servir ao Senhor, sem pedir nada em troca.
                        Normalmente, o maior desejo daquele grupo de homens, era servir, e ter a companhia do Senhor todo o tempo. Jesus tinha no seu programa de revestimento de poder, a demonstração de grandes milagres. Como por exemplo, cura de deficientes visuais, um paralitico trazido em uma cama por alguns amigos, e outros etc...
                        Isto, ainda seria pouco, comparado ao que estava para acontecer. Pela frente estava à ressurreição de lazaro, evento que mexeu com o raciocínio e equilibro de toda a aldeia de Betânia, e dos moradores  das aldeias vizinha a ela. No programa de Jesus, estava também à ressurreição de Talita, a cura de um homem que há 38 anos, precisava de uma cura, pois das margens de um tanque, fazia sua morada há dias e meses, esperando ali uma cura.
                        Jesus chegou, e interditou esse tempo, levando aquele homem, a experimentar o seu poder curador e maravilhoso. Enquanto isso, os seus discípulos alunos, recebiam a lição do dia, diretamente do melhor professor da historia do universo, e como e maravilhoso os ensinamentos do nosso mestre amado.
                        Jesus guardou acontecimentos especiais, para sua despedida, o Senhor Jesus sabia, que sua partida não seria nada fácil para sua igreja, que tinha nele o alento, acolhimento, consolo, conforto e paz. E, com certeza, não seria fácil deixá-los, sem essa presença especial e admirável, com cada palavra, os alimentavam como se não houvesse a próxima, como sendo sempre a única reunião do dia.
                        Era realmente, difícil não sentir já de imediato, a grande ausência que se aproxima como seria entendida essa partida? Como eles suportariam a ausência do Mestre Amado, amigo e Salvador? Bom como então os preparativos para o maior revestimento de poder já visto em todos os tempos.
                        Então, aproxima-se o dia mais triste para a vida dos seus alunos, e conseqüentemente da igreja, e do mundo. A morte do Messias. Ora, era uma coisa que mal dava para entender, um assunto difícil de digerir, era até motivos para discórdia, mesmo contando com as profecias, que já há tempos, anunciavam o sacrifício vicário de Jesus no calvário.
                        Mesmo assim, não era nada bom tratar desse tema, a ponto do irmão Pedro deixar num momento de relapso, sair algumas palavras indesejáveis, quanto à partida do Mestre. E, não vigiando, o adversário o faz pensar algumas bobagens, que mais tarde lhes causou transtornos desagradáveis, para ele, e para os amigos obviamente.
                        O que fazer agora que o mestre estava de partida? Mesmo tendo em mãos as promessas de um retorno, isso era mesmo muito difícil compreender, porque ele, não demoraria um pouco mais? Já que há tanto tempo era esperado, porque cessar a alegria que inundava a cada dia mais os corações dos mais fracos e desprotegidos?
                        Porque dar um final ao que estava dando certo, mesmo com as perseguições em pleno vigor, em franco desenvolvimento? Porque tirar a alegria das crianças, dos velhos, dos adolescentes, dos perseguidos pela sociedade, e pelo sistema falho vivido na época, com leis severas e frias, sem a menor intenção de restaurar, mas, só de punir os faltosos?
                        Bom, mas as realidades dos fatos são outros, acabou-se o tempo, os alunos estavam agora prontos para a colação de grau, a formatura estava às portas e com certeza alguém precisaria assumir a grande tarefa de evangelizar o mundo. Era á hora “H”, o dia “D” O mestre seria preso na presença dos seus amigos e alunos, e traído por um deles, e isso, aconteceria no meio do jardim, mas visitado da cidade.
                        Estaria este grupo de homens preparados para os próximos acontecimentos, ou não?  Como seria vista a morte de Jesus? O que as pessoas iriam dizer a respeito, nas gerações vindouras? O que a garotada comentaria na porta da escola ou no pátio, no decorrer do intervalo? Bem, realmente eles nem imaginavam que curso, teria a historia a partir daquele dia.
                        Para os soldados, era um dia de muita adrenalina, para os transeuntes que costumava passar pela rua central de Jerusalém, seria um dia tumulto, para os Governantes seria um risco a mais, que eles provavelmente correria naquele dia, com a  multidão em completo descontrole,  e que alguns deles jamais gostaria de correr.
                        Já os paralíticos e outras pessoas que dele precisava, seria uma perca irreparável. Para os amigos era um golpe fatal na maior de todas as amizades e comunhão já existente na historia. Isso seria jogar um balde de água fria, na esperança, na alegria e na grande parceria que tinha se formado ao logo de três anos de caminhada e evangelização das aldeias, das pequenas cidades, logradouros em fim.
                        Neste final de semana fatídico, tudo estava por um fio, era o final de semana que eles jamais esqueceriam. Iria sim, ficar marcado como uma grande tatuagem na alma de uma multidão de pessoas, inclusive aqueles que dividiam com Jesus, as mais dolorosas jornadas na missão de evangelizar, e coordenar os grandes sinais que seguiam acontecendo por onde o mestre passava.
                        A imagem do salvador do mundo, arrastando uma pesada cruz, sendo criticado, empurrado, chicoteado e de certa forma surrado em publico, era a imagem que ninguém queria ver naquele momento. Em especial, os seus seguidores fieis. Isso doía demais, ver quem os deu a mãos, passando por um verdadeiro massacre em publico, e ainda, debaixo de aplausos de alguns escarnecedores.
                        La no fundo da alma, existia um toque de esperança se mexendo, movimentando-se. Eles tinham escutado o mestre falar muito em ressurreição, como também tinham presenciado, a ressurreição do irmão Lazaro, e os milagres que aconteceram no decorre do seu ministério. Mas, e Jesus, ressuscitaria mesmo? Sim, quem faria a oração para ele ressuscita-se?
                        Pedro, estava estranho ultimamente, lazaro que mais foi beneficiado retornando a vida, ninguém nem sabia por onde ele andava ultimamente, Irmã Maria, só chorava e de forma desesperadora, ela gostava muito do mestre, aqueles leprosos estavam com razão, desfrutando da nova vida de saúde.
                        O certo, e que poucos e quase ninguém, se apresentou ou se averbou com coragem para fazer a oração principal. Resumindo, quase todos fugiram assustados. Mas, isso já era de se espera, afinal, perseguição não tem cor, raça, cara, respeito ou religião, quando vem ataca a todos, sem distinção, basta estar no caminho ou na rota de colisão que será apanhado.
                        Distante, ouviam-se os gritos de crucifica-o!, Crucifica-o!, A cena não era boa, era para aqueles dias, uma cena de guerra civil, onde só um lado, estava vencendo. Isso e o que parecia, mas apenas parecia e nada mais, porque aquele gesto determinou grande vitorias, e bênçãos para os povos, e tribos de muitas nações.
                        No final do dia, estava praticamente tudo consumado, conforme as palavras de Jesus. Tinha terminado, não só o sofrimento, mas também o ministério terreno, a missão do filho de Deus, temporariamente aqui na terra. Os seus representantes precisavam assumir essa tarefa, mesmo que para isso, outras vidas fossem ceifadas, mas valeria à pena continuar a idéia, a razão e a missão, jamais poderia ter fim, como realmente não teve e não terá.
                        Em meio às desilusões e com certeza as palavras de desanimo de alguns, começam acontecer milagres nunca visto. Primeiro, ressuscita a esperança nos corações dos discípulos e da igreja que estava se formando; segundo; o renovo tem inicio outra vez, e para completar a noticia que Jesus tinha ressuscitado dentre os mortos, rumores, mesmo que tímidos já se ouvia em voz baixa pelo corredores da cidade.
                        Posso entender o turbilhão de perguntas, misturadas ás milhares de duvidas, que se confundiam, com lagrimas, medo, desespero e esperança ao mesmo tempo. Seria possível mesmo o que estão comentando pela cidade? Será que aconteceu? Quem viu primeiro? Chega à grande noticia o “tumulo de Jesus estava vazio”! Era mesmo verdade, estava acontecendo.
                        E claro, que tumulo o vazio, significa a ausência de um corpo. Mas, quem o levou e se o levaram onde o puseram? Até que começa acontecer e se espalhar a noticia que timidamente se iniciaram, e fora tomando volume e força, e agora, muitos já tinham visto Jesus. Agora mesmo dois discípulos do caminho de Emaús, vieram correndo confirmar “Jesus passou La em casa”.
                        Imagino as mudanças que tiveram inicio a partir dessas noticias, e como foram significantes para todo o rebanho naquela época. Mas tarde, Jesus aparece a todos, eliminando as duvidas a respeito de sua ressurreição. Tudo estava claro, mas faltava a confirmação de outras promessas que ainda estava por vir, por acontecer.
                        Diante do evento da ressurreição, qualquer outra promessa que o mestre fizesse isso não seria difícil entender e crê, afinal o maior acontecimento da historia, estava sendo confirmado pelo próprio Jesus de Nazaré, ele, estava li na frente dos amigos, confirmando tudo com suas próprias palavras, isso era fantástico, chegava faltar palavras, para expressar tamanha alegria e comoção.

                        Então, entre uma frase e outra, um abraço e outro, uma lagrima e um sorriso, agora de pura felicidade, Jesus faz o anuncio que não precisava ser agora, e diz tenho que ir. Mas não os deixarei órfão, O pai enviará outro consolador para está convosco todos os dias. Com uma diferença, ele não terá que partir, estará sempre ai com a igreja. Pensa como eu penso e deseja o que eu e o pai desejamos.
                        Acredito que alguém impulsionado pela grande alegria da presença de Jesus, deva ter perguntado “vai ser a mesma coisa mestre”? Jesus disse a eles, além de estar convoco vos fará lembrar de tudo o que eu vos disse (aleluia) vem às ultimas recomendações e o acontecimento de atos dos apóstolos.
                        Jesus se preparava para partir, preparava a chegada do Espírito Santo, e começar o trabalho de cura da alma dos que lhe seguiam. Isso porque, era o momento de maior tristeza para eles, mesmo sabendo que, todo o acontecimento que se seguia, não passava do andamento e realização do grandioso projeto do pai.
                        Mesmo com essa certeza, não era em nada fácil, vê-lo partir. Com a certeza da volta sim, mas com a pergunta que não queria calar, quando acontecerá estas coisas e qual será o sinal do seu retorno? A cidade as aldeias, os vilarejos por onde ele passou trabalhando, estavam apavorados com a idéia de perdê-lo outra vez. A ressurreição e seu aparecimento após, causou certo equilíbrio nos corações, mas agora tudo estava se repetindo, e com muito mais força do que antes.
                        Como morto, pelo menos se sabia onde estava o tumulo, mas ele estava vivo, e todos sabiam que sua palavra nunca volta sem efeitos, e jamais vazia, ele iria mesmo e não havia ninguém que pudesse impedir este acontecimento. Para o céu grandioso, para a igreja a concretização de toda a liberdade da fé.
                        Diante de todas as promessas já recebidas, mais uma vez foi reforçado, quando dois varões vestidos de branco, da parte de Deus, reascender a promessa feita pelo salvador, que agora acena de longe, isso e a despedida temporária do meigo Salvador do Mundo. Restava agora esperar,   crendo na sua volta, já predita nas promessas redentora do Messias.
                        Então, para completar o grande incentivo dos céus a igreja, nada melhor do que na pratica o grande momento inaugural do movimento que mudaria a forma de pensar e agir do mundo.  Este movimento milimetricamente e nos mínimos detalhes mais especiais, programado por Jesus. Chega o grande dia de PENTECOSTES. O que e isso e quais os benefícios trazidos ou recebidos por este acontecimento?
                           Os apóstolos e irmãos, no dia de pentecoste, receberam-no. Mas o que receberam? Que poder exerceram depois daquele acontecimento, o que mudou? Receberam o poderoso batismo no Espírito Santo, vasto incremento da iluminação divina. Esse batismo proporcionou grande diversidade de dons que foram usados para a realização da obra.
                         E com certeza envolvia evidentemente os vários aspectos: o poder de uma vida santa; o poder de uma vida de desprendimento essas manifestações, seria grande influência sobre aqueles que proclamavam o evangelho; o poder da vida de quem leva a cruz; o poder de grande brandura, que esse batismo os habilitou a evidenciar por toda parte; o poder de dedicação na proclamação do evangelho; o poder de treinar: o poder de uma fé viva e cheia de dedicação; o dom de dialetos (línguas); extensão de poder para operar milagres; o dom da inspiração, ou seja, a manifestação de muitas verdades que antes não distinguiam; o poder do entusiasmo moral para proclamar o evangelho e cumprir as sugestões de Cristo, mesmo pagando um alto preço.
                             Nas situações em que os discípulos se achavam, esses poderes eram indispensáveis para seu sucesso. Entretanto, nem separadamente nem todos em conjunto constituíam aquele poder do alto que Cristo prometera, e que eles evidentemente receberam. O que manifestamente lhes sobreveio, como meio supremo e de suprema importância para o sucesso, foi o poder para vencer e convencer, junto de Deus e dos homens: o poder de fixar maravilhas do filho de Deus nos corações dos homens.
                           Eles entenderam que Cristo Ihes assegurara. Ele incumbira a Igreja da missão de converter o mundo à sua Pessoa. Isto foi apenas o meio que jamais poderiam cofimar o fim em vista, a não ser que fossem avigorados e se tornassem competentes pelo poder de Deus. Os missionários, sem dúvida, entendiam isso, e, depondo a si mesmos e a tudo que possuíam sobre o altar.
                            Receberam, de fato, os dons; mas, principalmente, esse poder de inquietar os homens para a salvação. Ele demonstrou logo em seguida: começaram a dirigir-se à multidão, e com uma simples mensagens quase três mil converteram-se na mesma hora. E o pregador  nem precisou imitar ninguém, bastou mostrar o sentimento de Cristo para o povo.
                            Nota-se que ainda não tinha existido tempo para revelar dons do Espírito, acima mencionados. Não tiveram naquela hora a oportunidade de mostrar uma vida santa, nem algumas das modificações causadas com os dons do Espírito.   Não foi o poder da sabedoria e cultura humana, pois disso tinham muito pouco. Não foi o poder da expressão humana, pois disso também não parece ter havido muito.
                           Tratava-se de Deus falando neles e por meio deles. Foi o poder vindo do alto, sim, Deus neles, causando uma impressão salvadora naqueles a quem se dirigiam. Esse poder de incomodar os homens para a salvação permanecia com eles e sobre eles. Foi, sem dúvida, a promessa principal feita por Cristo e recebida pelos apóstolos e cristãos primitivos.
                           Em grande ou pequena medida, permanece na Igreja a partir daquela data. Trata-se de um fenômeno misterioso que muitas vezes se manifesta de modo surpreendente. Às vezes uma simples passagem, uma palavra, um sinal, ou mesmo um olhar, transmite esse poder de maneira bem-sucedida e gloriosa. Para glória exclusiva de Deus. É um fato que se pode perceber e observar, mas é um grande mistério. Que, às vezes, um olhar contém em si o poder de Deus.
                       Pentecostes o que significa? É uma palavra que vem do grego e significa "qüinquagésimo". É o 50° dia depois da Páscoa. É a solenidade da vinda do Espírito Santo. Junto com Natal e Páscoa, forma o tripé mais importante do Ano Litúrgico. Esse detalhe ajuda a compreender por que Pentecostes pertence ao Ciclo da Páscoa.
                       A cor litúrgica de Pentecostes e seu significado?  O vermelho domina essa solenidade, associado ao fogo, símbolo do amor. O Espírito Santo é chamado de  "Espírito do amor". E relevante saber como a festa de Pentecostes surgiu? Antes de ser uma festa dos cristãos, Pentecostes foi festa dos judeus, e sua origem se perde nas sombras do passado. Antes de se chamar assim, tinha outros nomes, e era uma festa agrícola. Em Êxodo 23,14-17 é chamada de festa da Colheita.     
                         A festa dos primeiros feixes de trigo colhidos. Em Êxodo 34,22 é chamada de festa das Semanas, a razão do nome "festa das semanas" tem sua explicação dada pelo Levítico (23,15-21): calculavam-se 7 (semanas) a partir do inicio da colheita do trigo. 7 (semanas), portanto = 49 dias.
                     Com o passar do tempo, ela perdeu sua ligação com a vida dos agricultores, e, recebeu o nome grego de Pentecostes tornando assim festa cívico-religiosa. No tempo de Jesus, celebrada 50 dias apos a Páscoa, ela recordava a dia em que no Monte Sinai, Deus entregou as tábuas da Lei a Moises. Os Atos dos Apóstolos fazem coincidir a vinda do Espírito Santo com a festa judaica de Pentecostes.
                       Quem foi beneficiado com a descida ou chegada do Espírito Santo no dia de Pentecostes? O episodio de Pentecostes é relatado por Lucas em Atos 2,1-11. Sem muita reflexão, seriamos tentados a responder que apenas os Doze apóstolos é que receberam o Espírito Santo. Mas lendo com atenção o contexto desse acontecimento teremos a agradável surpresa, com os que foram beneficiados no grande da festa.
                       Na narração de Lucas fica claro, que antes que viesse o Espírito: "Os apóstolos voltaram para Jerusalém, pois estavam no chamado monte das Oliveiras, bem perto de Jerusalém: apenas uma caminhada de sábado. Entraram na cidade e foram para a sala de cima, onde costumavam se abrigar. Pedro e João, Tiago e Andre, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelote e Judas, filho de Tiago.
                      Todos eles tinham os mesmos sentimentos e interesses, era costureiro vê-los nestas reuniões de oração, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe  de Jesus, e com os irmãos de Jesus. Nesse dia “estavam reunidos um grupo de mais ou menos cento e vinte pessoas” Atos 1,12-15ª.
                      No dia de Pentecostes, o ministério de Jesus, tinha passado por uma nova composição, Matias substituindo o traidor Judas, Lucas afirma que "todos eles estavam reunidos no mesmo lugar" atos. 2.1. Após terem recebido o Espírito Santo, Pedro faz mansão a profecia de Joel, que presumia a efusão do Espírito sobre todas as pessoas: "Nos últimos dias, diz o Senhor, eu derramarei o meu Espírito sobre toda a carne.
                      Os filhos e filhas de vocês vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos. “E, naqueles dias, derramarei o meu Espírito também sobre meus servos e servas, e eles profetizarão” 2,17-18; veja Joel 3,1-5. Não se pode, portanto, afirmar que somente os Doze apóstolos receberam o Espírito Santo.
                        Der repente surge em coríntios, um fenômeno que para eles era apenas fenômeno restrito praticamente às comunidades cristãs de Coríntios. Dessa maneira, não atendia em nada as expectativas, relacionadas ao Pentecostes de Atos 2,1-11. Lá em Coríntios, as pessoas oravam a Deus em línguas estranhas,
                       Sem que alguém compreendesse coisa alguma, acontecimentos que só se entendia como desorganização. Paulo, portanto põe ordem, mandando que orem um por vez, com interprete 1 Coríntios 12-14. O apostolo, não queria que a beleza do momento, o fenômeno espiritual do século, fosse de alguma forma banalizada. Mas que, tivesse sim o valor que merecia e permanecesse causando o efeito que pretendia.
                      Em Atos as coisas são bem diferentes: "Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações do mundo. Quando ouviram  barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem. Espantados e surpresos, diziam: 'Esses homens que estão falando, não são todos Galiléus? Como é que cada um de nós os ouve em sua própria língua materna?... E cada um de nós em sua própria língua os ouve anunciar as maravilhas de Deus! 2,4-8.11.
                        Qualquer comentário, que não direcione a milagres, não poderá jamais ser entendido, mesmo que neles existam várias tentativas de esclarecimentos.  A igreja, estava recebendo a maior de todas as oportunidades, para influenciar com a verdade o mundo, com a unção todos quantos crerem no poder de Deus.
                        Lucas compreendeu a cena de Pentecostes sobre o padrão da entrega da Lei a Moises, sobre o exemplo do Pentecostes judaico. Compare Atos 2,1-11 com Êxodo 19,1-20,21, e veja as sobreposições. Em Êxodo, todo o povo reunido ao redor do monte; em Atos, o mundo inteiro aglomerado em Jerusalém. No Êxodo, relâmpagos, trovões, nuvem escura etc., símbolos de aparições e de manifestação de Deus; nos Atos, vento forte, línguas como de fogo, símbolos da manifestação do Espírito de Deus.
                         Existiam sim, outras festas, também com grades significado aquela época, e não menos importante. Entretanto, as demais festas No antigo calendário israelita são a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes a terceira, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas as duas primeiras celebrações foram adotadas pelo cristianismo, porém, a terceira foi relegada ao esquecimento. Atualmente permanecem 50 dias após a Páscoa considerada pelos cristãos o dia de Pentecostes.
                        Neste pequeno e simplório relato, a respeito do pentecoste, tivemos a oportunidade de entender, a grandiosidade deste evento, para os cristãos. Considerando que todo dia, acontece um novo dia de pentecoste. Individual e direcionado a quem deseja receber de Deus a oportunidade e ferramentas para cumprir o grande ide imperativo do Mestre.
                        Pode ser que, ao termino deste periódico, aconteça o grande dia de pentecoste na tua vida (a chegada do Espírito Santo), para receber fique certo que, não precisa um bom diploma, um bom patrimônio ou falar bem. Basta crê e estar apto a receber os dons de Deus, através do Santo Espírito.

Pr. Antonio Fortunato
Convites: 8841 – 7502





                       
                       

                       
                       
:0" />