terça-feira, 19 de abril de 2011

MINISTÉRIO O GRANDE SEGREDO DA VIDA!

                        Quando Jesus iniciou seu ministério terreno, entendeu e logo teve a brilhante idéia de fazer algumas convocações, de algumas pessoas, que mais trade ganharam o nome de Discípulos de Jesus.  Nesta composição Jesus teve o maravilhoso cuidado de escolher pessoas de áreas diferenciadas, por que não dizer profissionais de diversos ramos profissionais.
                        Surgem então pescadores, contadores e outros que se juntaram nesta grande e importante missão, com afinco de realizá-la sem nenhum termo ou medo de ser feliz. Ora estava tendo obviamente ali o inicio de uma equipe invencível a serviço do rei dos Reis, e isso foi maravilhoso, principalmente porque Jesus era oi companheiro nas grandes e pequenas missões empreendidas pelo Senhor.
                        Claro, era o grande momento, uma grande historia estava começando e o maior ingrediente desta historia que se iniciava, tratava-se da disseminação da maior novidade e boas novas o (Evangelho de Jesus). Logo em seguida nascem às grandes oportunidades de implantação d igrejas. Mas, para isso era necessário o material humano, porem isso não era problemas o numero dos fieis que começavam a crer, era suficiente para iniciar o grande mistério.
                        Começa a grande busca na composição do Ministério. Com isso muitos foram experimentados, na escolha para o Diaconato, foi emitida uma regra, onde se ler:
Escolhei, irmãos, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negocio (Atos. 6.3).
                        Tem inicio com a separação de sete homens o primeiro degrau do santo ministério. Com isso novas composições surgem, e claro que a regra, tem sofrido ao longo do tempo algumas alterações.  Primeiro ninguém quer ser mais diácono e sim pastor já direto, sem precisar passar pelos requisitos aqui exigidos.  Em segundo lugar não se ora mais para separa, isso me parece que estar funcionando mais na base da condição, posição social e por amizade.
                        De forma que normalmente as demais regras como: boa reputação há isso e que não tem mesmo sido observado, ora se o critério moderno elimina a oração então para que serve a boa reputação? Cheio do espírito e outra grande duvida do momento, não por parte do Espírito, mas por parte de quem faz a escolha, pois pelo que entendemos a escolha mudou de lugar.
                        E óbvio, que ainda existem as exceções, porem cada vez, mas raras. Vejamos a expressão no texto. “para este importante negocio”. Baseado nesta afirmação, e fácil entender que ser um diácono não e qualquer coisa e ser chamado por Deus para executar uma importante tarefa no seu reino e ministério. E, mais quase ninguém valoriza os nossos diáconos, que tão bem serve ao ministério executando tarefas não menos importantes que a tarefa de qualquer outro no ministério.
                        Deste modo, com essa escolha tem inicio o grandioso ministério. No entanto as escolhas que se seguem não são fáceis, a próxima e a escolha dos presbíteros onde se ler:
Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos dos presbíteros (I Tm 4.14).
                         Percebemos ai a grande importância do ministério, mas não deixa de ser uma escolha de muita responsabilidade, tanto para quem escolhe, como para quem e escolhido, o teor do compromisso e da responsabilidade e o mesmo para ambas as partes. E claro que não estamos aqui incluindo as questões familiares que no próprio texto bíblico, estar permeado de muitas exigências para os membros da família do presbítero em questão.
                        Escolhido ou separado, vem agora a questão das atividades e do ambiente ministerial. Este nem sempre e sadio, foi criado para o ser, mas nem sempre o é. São inúmeras as razoes de tristezas, desistências e até depressões, que atacam e se acumulam na vida de vários oficiais de igrejas. Isso porque o próprio ambiente ministerial e perigoso.
                        E claro que Jesus não chamou e criou o ministério com essa pretensão de forma alguma, mas o ministério e composto por homens não e? Assim começa os problemas, aonde vai administração humana, vai os confrontos e as dificuldades e não falo de financeira isso vai estar presente em qualquer outro ambiente, falo, da comunhão, do respeito, da credibilidade, dos falatórios, dos obstáculos criados por “amigos”.
                        Lei nº 9.605/98. Decreto 6.514/2008, lei dos crimes ambientais deixa bem claro quanto ao poluidor pagador. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. No seu § 3º, do mesmo artigo, a Constituição Federal afirma, ainda, que "As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados". Por sua vez, o Art. 5º, inciso LXXIII, elevou a proteção ambiental à categoria de direito fundamental de todo o cidadão.

                        No todo têm ais as punições para quem prejudica o meio ambiente, no nosso caso ministerial, o ambiente e degradado, ultrajado, desvirtuado, quando indivíduos não chamados e maus escolhidos, carregados de autoridade ou supostamente autoritários, invadem o ambiente ministerial criando conseqüências gravíssimas ao ministério como um todo. Isso e realmente muito triste, para o ambiente que Jesus chamou de lugar de bênção, casa de oração, e que, sempre teve as melhores intenções e sonhos para este ambiente ministerial.
                        Citei a lei dos crimes ambientais, apenas para fazer uma comparação com os deveres de manter o meio ambiente sadio e equilibrado. Agora, o meio ambiente cristão e prejudicado quando através de resíduos mentais, muitas pessoas são prejudicadas e ate jogada no incinerador da vida para ser destruído.  Uma serie de resíduos:
1.    Falatórios profanos;
2.    Mexericos;
3.    Falsos testemunhos;
4.    Suspeitas
5.    Acusações sem provas para beneficiar outros que desejam o lugar de alguém;
6.    Comentários maldosos e que ninguém nunca acha quem iniciou;

                         Estes são apenas alguns dos resíduos que trazem problemas para o meio ambiente ministerial, e claro que da mesma forma dos resíduos sólidos, geram também uma espécie de chorrume, só que espiritual, contamina não o lençol freático, mas a corrente sanguínea da alma, e da mesma forma que um cria mutações nas plantas e nos animais, o outro, cria mutações na alma, na auto-estima, no equilíbrio espiritual de homens e mulheres de Deus a serviço do reino.

                        Que Deus tenha misericórdia de nos e do ambiente ministerial, porque assim será necessário fazer uma triste pergunta.  Será que amanha existira ministério sadio? Confiável? Unidos? Com sentimento cristão?.  Responda se quiser se puder e como quiser.


Pr. Antonio Fortunato
Convites:
(83) 8841-7502 /e-mail. prfortunatofarias@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:0" />